Por que Chico Preto incomoda tanto?

A pré-candidatura do ex-vereador Chico Preto ao Senado Federal é o alvo do maior número de notícias apócrifas. 

De todas as pré-candidaturas desse ano, sem dúvida alguma, a pré-candidatura do ex-vereador Chico Preto ao Senado Federal é o alvo do maior número de notícias apócrifas e sem fundamento. Ainda não consegui identificar se é uma questão de desonestidade de alguns veículos — que noticiam a mando de alguém — ou uma questão de ignorância jurídica e política, o que não me assustaria. Mas estou aqui para colocar os pingos em alguns is.

Chico não precisa ser o candidato da coligação Avante/UB/PL

Continua depois da Publicidade

O primeiro equivoco na análise de alguns veículos é uma suposta briga pela vaga de senador na coligação Avante/UB/PL. Bom, para quem ainda não entendeu, essa briga não existe. Chico Preto sempre disse que é pré-candidato ao Senado Federal pelo seu partido, o Avante; e isso é diferente de ser o candidato da coligação. Explico.

Mesmo coligado com o União Brasil (UB) e o Partido Liberal (PL), o Avante pode lança uma candidatura própria ao Senado Federal fora da coligação, isso significa, para a tristeza de alguns, que o Avante não precisa da permissão ou aceitação de quem quer que seja para confirmar a candidatura de Chico Preto ao Senado Federal na convenção partidária marcada para a próxima quinta-feira (4). É uma decisão unilateral do partido.

David Almeida não é obrigado a apoiar Menezes

Continua depois da Publicidade

Outra questão que se coloca é o papel do Prefeito David Almeida na coligação e na eleição, uma coisa é certa: Almeida não é candidato, isso significa que mesmo que o seu partido esteja coligado, ele pessoalmente não é obrigado a apoiar ninguém, e já deixou claro INÚMERAS vezes, que não apoiará Coronel Menezes e que o considera um Silvério dos Reis, o traidor da Inconfidência Mineira.

Em entrevista recente, o presidente do Partido Liberal (PL) no Amazonas, Alfredo Nascimento, deixou claro que o único apoio que irá exigir na aliança é o apoio do vice de Wilson Lima, que será uma indicação de David Almeida. Nascimento reconheceu o direito do Avante de lançar um candidato próprio ao Senado e demonstrou não se importar com isso.

Continua depois da Publicidade

Não existe plano B. Quem decide é o Avante

O ex-vereador Chico Preto já disse inúmeros vezes que não existe um plano B, nem uma segunda candidatura. Eu poderia dizer que uma fonte me disse isso, entretanto a palavra do próprio pré-candidato vale mais do que a de qualquer fonte. Chico é bastante querido por vários nomes fortes dentro do Avante e pelo próprio David Almeida, seu amigo de longa data; de modo que uma coisa precisa ficar muito clara: a confirmação de sua candidatura só depende do Avante.

Fonte: Barelândia

Lintas Serayu