Pragmatic Demo Sbobet Wap Sbobet Sbobet Mobile Login Sbobet Situs Sbobet Indonesia

Deputados estaduais apresentam Projetos de Lei voltados para Pessoas com Deficiência

Segundo dados do IBGE no Censo de 2010, o Amazonas possuía 1.054.065 pessoas com algum tipo de deficiência.

Portal Soberano

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) no Censo de 2010, o Amazonas possuía 1.054.065 pessoas com algum tipo de deficiência, representando, naquele momento, 23,2% da população. A inclusão e integração social dessa população sempre foi objeto de matérias na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e a Pauta de Tramitação Ordinária da Sessão Plenária desta quarta-feira (8), contou com quatro Projetos de Lei (PLs) que visam contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência (PCD).

Continua depois da Publicidade

O presidente Roberto Cidade (PV) apresentou os PLs nº 411/2021 e 412/2021. O primeiro propõe que os estabelecimentos de ensino, públicos ou privados, mantenham programas de educação física adaptada para o atendimento dos alunos com deficiência intelectual e múltipla no Estado. A evolução do processo pedagógico aponta Cidade, deve ter como objetivo otimizar as suas potencialidades, não suas deficiências. O segundo PL determina que os hospitais públicos ou privados devam obrigatoriamente comunicar à Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) o nascimento de bebês diagnosticados com fissura labiopalatal.

A implantação de um Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação para PCD, com o objetivo de prestar assistência de média e alta complexidade às pessoas com todos os tipos de deficiências e para todas as faixas etárias, foi proposta no PL nº 407/2021, de autoria da deputada Joana Darc (PL). O Projeto é uma indicação ao Governo do Estado, apontando a criação de um complexo para oferecer atendimento para pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva e visual, com a reunião de especialidades médicas, recursos tecnológicos e estruturais modernos, associados à qualidade, segurança e humanização destinadas totalmente a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O PL propõe também que o Centro Integrado conte com centros de reabilitações, oficinas de órtese e prótese e centros de artes e cultura específicos para o núcleo o público-alvo, bem como Núcleos de Educação Permanente (NEP).

Continua depois da Publicidade

As pessoas com deficiências ocultas são beneficiadas no PL nº 408/2021, de autoria do deputado Wilker Barreto, que reconhece o “cordão de girassol” como instrumento auxiliar de orientação para identificação de público. O deputado explica que o cordão de girassol é uma faixa estreita de tecido, ou material equivalente, na cor verde estampada com desenho de girassóis.

A propositura beneficia PCDs em geral e, especificamente, as pessoas com deficiência que possuam Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Doença de Crohn, Transtorno de Espectro Autista, Colite Ulcerosa, dentre outras.

Continua depois da Publicidade

*Com informações da assessoria de imprensa

Lintas Serayu