O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciará nesta quarta-feira (27) em rede nacional a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) para trabalhadores com rendimentos de até R$ 5 mil, cumprindo uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A medida visa beneficiar milhões de brasileiros e faz parte do compromisso de aumentar a isenção até 2026.
O pronunciamento, que será transmitido às 20h30, marcará o primeiro discurso de Haddad em rede nacional desde que assumiu o cargo. Com duração de sete minutos, a fala será acompanhada das mensagens “Brasil mais forte” e “Governo eficiente, país justo”, conforme divulgado pela assessoria da Fazenda.
Continua depois da Publicidade
A ampliação da isenção será seguida por um pacote de cortes no orçamento público, que será detalhado em uma coletiva de imprensa na quinta-feira (28). Entre os ajustes, estão inclusões no setor da Defesa, atendendo a uma solicitação de Lula e Haddad para que o ajuste fiscal não afete apenas os setores sociais.
Nos últimos dias, Haddad manteve reuniões com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para garantir apoio ao pacote de medidas no Congresso. Lira se mostrou otimista, afirmando que as medidas devem ser aprovadas até o final do ano.
Esses cortes são motivados por alertas do Tribunal de Contas da União (TCU), que apontou o risco de o aumento das despesas prejudicar a execução das políticas públicas e investimentos. O governo, por sua vez, está focado em revisar os gastos, com ênfase em áreas como Saúde, Educação e Previdência.