Tráfego de veículos pesados e PL de combate ao assédio sexual foram destaques em sessão da CMM

Os vereadores ainda deliberaram outros 13 Projetos de Lei.

Portal Soberano

Durante o pequeno expediente realizado nesta segunda-feira (30/8), na Câmara Municipal de Manaus (CMM) os vereadores aprovaram requerimento de autoria do vereador Bessa (SD), para realização de audiência pública onde será discutido o tráfego de veículos pesados em vias de grande fluxo na cidade de Manaus. A data ainda será definida pelo departamento responsável.

Continua depois da Publicidade

De acordo com o parlamentar, nos últimos meses, acidentes envolvendo veículos de grande porte tornaram-se frequentes nas avenidas, o que traz um grande risco ao povo manauara.

“Entendo a necessidade de que as empresas precisam colocar os seus caminhões para transitar, porém, é preciso que haja um controle. Temos que colocar em primeiro lugar a vida das pessoas. Motoristas iniciantes a até os mais experientes têm receio de trafegar ao lado desses veículos grandes”, justificou Bessa.

A criação da campanha de combate à importunação sexual nas principais avenidas destinadas a lazer esportivo de Manaus, foi um dos 30 Projetos analisados durante a sessão plenária desta segunda-feira (30/8) na CMM.

Continua depois da Publicidade

O projeto de autoria da vereadora Thaysa Lippy (PP), tem a proposta de criar ações de combate aos assédios, que acontecem durante a prática de corridas e caminhadas nas avenidas da cidade e será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Os vereadores ainda deliberaram outros 13 Projetos de Lei, entre eles, o do vereador Amom Mandel, que institui a Política Municipal de Estímulo ao Empreendedorismo Jovem, o que cria o programa de fornecimento de banheiros químicos nas feiras livres, de autoria do vereador doutor Daniel Vasconcelos (PSC) e o que inclui no calendário oficial de Manaus a “Semana da Alimentação Consciente”, a ser realizada anualmente de 14 a 20 de outubro.

Continua depois da Publicidade

Também foi deliberado nesta segunda-feira, o Projeto de Lei do vereador Diego Afonso (PSL), que dispõe sobre a prestação de assistência técnica pública e gratuita para construção de habitação para famílias com renda mensal de até três salários mínimos que possuam um único imóvel e residam na capital há pelo menos três anos.

Para o vereador, a intenção é diminuir o déficit habitacional, que vem sendo uma política prioritária na atual gestão. “Temos que criar leis que contribuam com essa proposta de criar unidades habitacionais para a população de baixa renda e hoje deliberamos esse projeto que ainda passará pelas comissões e espero que tão logo seja aprovado”, enfatizou.

Vários projetos entraram em fase final de discussão, como o que proibe que os condenados por crimes de maus tratos a animais celebrem qualquer contrato com o município, do vereador Fransuá Matos (PV); o que dispõe sobre a implantação de câmera de monitoramento em instituições de Longa Permanência de Idoso, do vereador professor Samuel (PL) e o que cria o Programa Municipal de compostagem de resíduos orgânicos, da vereadora Yomara Lins (PRTB).

Ainda foi aprovado na Câmara de Manaus a criação, na estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Escola Municipal Anita Garibaldi, localiada na rua Maurício Lopes, bairro Zumbi (zona Leste).

*Com informações da assessoria de imprensa