Incentivo ao empreendedorismo em Manaus é pauta de audiência pública sugerida por vereador

“Nessa audiência houve um amplo esclarecimento pelos representantes da Semtepi e Afeam, que já tem projetos para atender todo o estado e a capital”, destacou o parlamentar.

Portal Soberano

O vereador Caio André (PSC) promoveu na última sexta-feira (10/9), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), uma audiência pública para tratar do empreendedorismo e como estimular o setor no atual momento de pandemia.

Continua depois da Publicidade

O evento foi presidido pelo vereador William Alemão (Cidadania), presidente da Comissão de Turismo, Industria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e contou ainda com a presença do titular da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Radyr Júnior, e do diretor-presidente da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Marcos Vinícius Castro.

De acordo com o vereador Caio, a audiência foi além da expectativa, uma vez que os entes presentes, governo e prefeitura, foram eficientes nos esclarecimentos que todos esperavam, inclusive quem atua no terceiro setor.

“Uma boa parte da população de Manaus anseia por uma forma de sair dessa crise que não é só sanitária, mas também psicossocial e econômica, é onde entra o empreendedorismo, a busca do emprego para que o cidadão consiga levar renda para casa. Nessa audiência houve um amplo esclarecimento pelos representantes da Semtepi e Afeam, que já tem projetos para atender todo o estado e a capital, inclusive com ações inovadoras para que nossos cidadãos possam ter a dignidade de sustentar suas famílias e fazer com que a mola propulsora da economia, gire. Isso é um ganho para toda a sociedade”, explicou Caio André.

Continua depois da Publicidade

Ao destacar alguns programas para a população que empreende, o secretário Radyr Júnior parabenizou o vereador Caio pela propositura. “Essa audiência, além de esclarecedora, saiu em defesa dos empreendedores de Manaus. Vale destacar que a prefeitura já vem implementando alguns programas como as Centrais de Artesanatos, que fortalecerá a economia criativa, a padronização do comércio informal através de algumas ações do Fundo Municipal de Fomento à Micro e Pequena Empresa (Fumipeq). A prefeitura sempre estará à disposição para discutir esses assuntos e parabenizo o vereador por trazer a esta casa tão importante propositura neste atual momento”, comentou Radyr.

O diretor-presidente da Afeam, Marcos Vinicius, também avaliou positivamente a reunião e destacou que foi muito produtiva ao terceiro setor. “Audiência muito proveitosa no sentido de que tivemos a oportunidade de esclarecer e informar a toda essa categoria do terceiro setor as ações do Governo do Estado. É bom lembrar que mesmo diante da pandemia o governo não parou de trabalhar e se preocupar com esse setor, inclusive lançou o programa de crédito emergencial com condições diferenciadas, isso para diminuir os efeitos econômicos. Estamos sempre dispostos a ajudar e, alinhados com a prefeitura, vamos sempre levar a capacitação, orientação, fomento e todo apoio necessário ao cidadão que idealiza empreender” finalizou.

Continua depois da Publicidade

*Com informações da assessoria de imprensa