Deputado estadual critica dolarização da gasolina e diz que a política no Brasil está “de cabeça para baixo”

Para o parlamentar, Bolsonaro está conduzindo a política econômica em questão de forma equivocada e “totalmente na contramão daquilo que deveria ser feito”.

Portal Soberano

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) fez críticas, nesta quinta-feira, 26, à incoerência da política de dolarização dos combustíveis no país, o que afeta negativamente o consumidor com a alta dos preços, e disse que o “Brasil está de cabeça para baixo”.

Continua depois da Publicidade

O parlamentar explicou na última terça-feira, 24, que o ICMS, imposto estadual, sobre a gasolina, com alíquota de 25%, é praticado no Amazonas há 24 anos e que os governadores não são os responsáveis pela subida da gasolina como declarou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Eu falei muito aqui sobre a incoerência e dolarização do preço dos combustíveis. Fui muito atacado nas redes sociais pelos “bolsominions”. Quero então trazer uma palavra em suspeita”, disse Serafim após exibir um vídeo, onde o deputado federal Flávio Bolsonaro (Republicanos – RJ), na Câmara dos Deputados, no dia 28 de agosto de 2018, criticando a internacionalização do petróleo.

“[…] 50% do petróleo nacional é exportado. Essa questão da internacionalização do barril do petróleo, preço fixado em dólar… Isso deveria beneficiar o Brasil, beneficiar ao menos o consumidor brasileiro. Quando a Petrobras produz o seu combustível, toda a cadeia com pagamento de mão de obra, contratos e serviços são pagos em real, por que o Brasil não consegue transferir esses benefícios para o posto lá na bomba?”, afirma o deputado federal.

Continua depois da Publicidade

Flávio também compara o preço do litro gasolina no Paraguai, que gira em torno de R$ 2,50, com o preço do combustível no Brasil, que hoje custa mais do que o dobro. “Essa é a política que a gente tem que mudar”, questionou.

Para Serafim, Bolsonaro está conduzindo a política econômica em questão de forma equivocada e “totalmente na contramão daquilo que deveria ser feito”.

Continua depois da Publicidade

“Essa é a pergunta que eu faço para todos. Qual a lógica que o Brasil tem em dolarizar o preço dos combustíveis quando ele produz e exporta o nosso petróleo? Quem está dizendo isso não sou mais eu. É o filho do presidente da República. Está tudo errado. Creio que após a fala do filho do presidente da República não possa restar nenhuma dúvida de que o Brasil está de cabeça para baixo e que o presidente está fazendo tudo errado do que deveria ser feito”, concluiu.

*Com informações da assessoria de imprensa