Deputado do Amazonas apoia PEC que propõe o fim da escala 6×1 para trabalhadores

Proposta visa alterar a jornada de trabalho e tem gerado debates acalorados na Câmara.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa extinguir a escala 6×1, sistema de trabalho no qual o trabalhador cumpre seis dias consecutivos e folga apenas um, tem gerado polêmica no Congresso Nacional.

Continua depois da Publicidade

A PEC, que busca melhorar as condições de trabalho dos brasileiros, foi proposta pela deputada Erika Hilton (Psol-SP) e conta com o apoio do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT). No entanto, a proposta tem enfrentado forte resistência, especialmente entre parlamentares de partidos conservadores, como o PL e o União Brasil.

Do total de 92 deputados do Partido Liberal, apenas dois assinaram a proposta. Já no União Brasil, dos 59 parlamentares, somente quatro manifestaram apoio. No Amazonas, apenas o deputado federal Saullo Vianna (União Brasil) se posicionou a favor da PEC, destacando-se na bancada do seu partido.

A proposta, que precisa de 171 assinaturas para ser protocolada na Câmara, ainda conta com apenas 71 adesões. A resistência é principalmente de setores ligados à direita, que temem o impacto financeiro de uma possível mudança, temendo o aumento dos custos operacionais com a extinção do sistema de jornada 6×1.

Continua depois da Publicidade

Parlamentares da bancada do Amazonas, como Alberto Neto (PL), Amom Mandel (Cidadania), Átila Lins (PSD), Pauderney Avelino (União), Sidney Leite (PSD), Silas Câmara (Republicanos) e Adail Filho (Republicanos), ainda não assinaram a proposta, dificultando sua tramitação e aprovação.