CPI da Covid: Senador cita operação Maus Caminhos que teve Omar como alvo dos desvios de recursos da saúde no AM

Durante o depoimento de Marcellus Campêlo, ex-secretário estadual da saúde, Eduardo Girão perguntou sobre o impacto da corrupção na saúde no Estado do Amazonas.

Foto: Divulgação

 

Portal Soberano

Continua depois da Publicidade

Durante a CPI da Covid, realizada terça-feira (15), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) citou a Operação Maus Caminhos, que investigou o desvio de cerca de R$260 milhões de recursos da saúde por meio de contratos firmados com o governo do Amazonas.

O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz, foi investigado em desdobramentos da operação. Irmãos e a esposa do senador chegaram a ser presos.

O senador foi investigado pois parte desses contratos milionários foram firmados quando ele era governador do Estado do Amazonas, e o relatório da Operação Vertex, desdobramento da Operação Maus Caminhos, cita o seu nome 256 vezes.

Continua depois da Publicidade

Um dos trechos do relatório diz: “Os indícios da atuação de OMAR AZIZ para a criação e manutenção da organização criminosa formada em torno do Instituto Novos Caminhos são robustos e permeiam toda a investigação”.

Por ser senador e contar com foro privilegiado, a investigação foi encaminhada para o Supremo Tribunal Federal, mas em junho de 2018 os autos foram devolvidos ao Amazonas. Atualmente, a investigação contra o senador está no Justiça Federal do Amazonas.

Continua depois da Publicidade

Ainda não há decisão da Justiça no processo.