Em Manaus, aliados falam em articulação do prefeito David Almeida para eleger filha em 2022

Aliados do prefeito de Manaus afirmam que a filha de David tem até mais poder que o vice dele, Marcos Rotta (DEM), em algumas decisões específicas.

Foto: Reprodução

 

Aliados do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), informaram nesta terça-feira, 13, à REVISTA CENARIUM que ele articula de forma velada a candidatura da filha, a estudante de Medicina Fernanda Aryel Almeida, para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) ou na Câmara Federal. David está no cargo há menos de quatro meses e, segundo dados do sistema Google, é o prefeito da Amazônia com o pior desempenho em registros de ações governamentais na internet.

Continua depois da Publicidade

Vereadores de Manaus, deputados estaduais do Amazonas e parlamentares da bancada em Brasília informaram que membros do grupo de David Almeida “escolhem a dedo” os futuros “investidores” da campanha de Aryel. Eles pediram para ter seus nomes resguardados como sigilo de fonte, uma garantia constitucional do jornalista.

Em dezembro passado, após a eleição de David como prefeito, ele conseguiu emplacar a filha como presidente nacional da Juventude do Avante. A imagem da mãe de David, Rosa Almeida – que morreu durante a campanha eleitoral, vítima de Covid-19 -, estampou a camisa de Aryel na foto do evento de posse para o novo cargo.

Presença constante ao lado do pai desde as eleições suplementares de 2017, a estudante de Medicina foi uma das figuras mais presentes e atuantes da campanha, tanto nas ruas quanto nas redes sociais. Em 2018, ano que confirmou a vitória de Wilson Lima (PSC), Almeida terminou a eleição como o terceiro mais votado, com 417.203 votos.

Continua depois da Publicidade

À época, Fernanda Almeida chegou a visitar um município no interior do Amazonas sozinha para coordenar uma reunião. E, durante a campanha para a Prefeitura Municipal de Manaus (PMM), não foi diferente. A estudante também esteve ao lado do David nas ruas de Manaus, durante visitas a comunidades, caminhadas e discursos.

David segue Serafim e Arthur – Crítico de antecessores, os quais já ele disse que pertencem à “velha de política”, David Almeida segue os passos dos ex-prefeitos de Manaus Serafim Corrêa (2005-2008) e Arthur Neto (2013-2020) que, no cargo de prefeito de Manaus, conseguiram eleger seus filhos, Marcelo Serafim e Arthur Bisneto para a Câmara Federal nas eleições de 2006 e 2014, respectivamente.

Continua depois da Publicidade

David tenta criar a sua dinastia política por meio de Aryel, inserindo-a em eventos políticos desde as últimas campanhas eleitorais de 2017 e 2020 e, agora, na gestão pública. Aliados do prefeito de Manaus afirmam que a filha de David tem até mais poder que o vice dele, Marcos Rotta (DEM), em algumas decisões específicas.

David Almeida afirmou que a filha participaria ativamente dos trabalhos sociais durante seu mandato. “Ela vai continuar atuando com a juventude, porém ela vai ser uma voluntária na prefeitura que irei assumir. O trabalho social vai ser exercido pela Fernanda Aryel, que é minha filha”, disse o prefeito.

Continua depois da Publicidade

No primeiro dia de 2021, durante o evento de posse de David Almeida, Aryel participou ativamente da solenidade. Na cerimônia, o prefeito convidou Fernanda Aryel, a quem se referiu como “primeira-filha”, em alusão ao título de primeira-dama, para cantar uma música cristã. Pai e filha são membros da Igreja Adventista.

“Eu andei muito, andei muito, falei muito nessa campanha e minha filha me acompanhou em tudo. E eu não perderia a oportunidade em um momento como esse, que toda cidade está acompanhando, de agradecer a Deus, por meio de um louvor”, declarou Almeida na cerimônia de posse.

Já no mês de março deste ano, a filha do prefeito voltou a fazer aparição pública. Mais uma vez, Fernanda cantou durante o evento em homenagem ao cantor Zezinho Corrêa, vítima da Covid-19. Na oportunidade, Fernanda Aryel aproveitou ainda para discursar sobre o apoio à cultura no governo do pai.

Ainda no final de 2020, a estudante esteve ao lado do pai durante uma entrevista em um programa de notícias na TV local. Após ser convidada pela apresentadora para participar do programa, a jovem comentou detalhes sobre a campanha e demais ações que pretendia fazer na gestão municipal.

‘País melhor’ – Na posse, durante a cerimônia, ao lado de David Almeida, Fernanda Aryel convocou a todos para ajudar a construir “um País melhor” e declarou que o compromisso dela é continuar “promovendo ações destinadas a dar mais visibilidade e voz aos jovens.”

A filha de David Almeida defendeu ainda a proteção à família tradicional dentro da política. “Geralmente, a família de político se esconde, porque a política está uma vergonha. Mas não me envergonho, porque acredito no meu pai, nas suas intenções e nos seus projetos”, concluiu.

A reportagem tentou ouvir o prefeito David Almeida mas não obteve retorno de sua assessoria.

 

*Fonte: Revista Cenarium