Hugo Motta afirma que vitória de Trump gera ‘onda de euforia’ na direita brasileira

O líder do Republicanos na Câmara preferiu não se manifestar sobre a possibilidade de a vitória de Trump pressionar por uma anistia a Bolsonaro.

O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), candidato à presidência da Câmara em 2025, afirmou nesta quarta-feira (6) que a vitória de Donald Trump nas eleições americanas provoca “um momento de euforia” nos movimentos de direita no Brasil, em vista das eleições que se aproximam. Contudo, o parlamentar evitou comentar se o resultado poderia gerar pressões para uma anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro, seu aliado político, que também tem forte relação com Trump.

De acordo com Motta, a vitória de Trump traz um “ânimo maior” aos movimentos conservadores no Brasil. “As pautas dos movimentos de direita no mundo são interligadas. Quando há vitória de um líder que compartilha dessas ideias, isso cria um clima de otimismo para o próximo ciclo eleitoral. Isso é natural”, disse.

Continua depois da Publicidade

Sobre a comissão que analisa a possibilidade de anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro, Motta preferiu não dar um posicionamento definitivo. “A comissão deve começar a trabalhar nos próximos dias, e a ideia é que o trabalho seja conduzido com serenidade para debater o tema de maneira responsável”, afirmou.

Questionado sobre o impacto da eleição de Trump nas relações entre Brasil e Estados Unidos, o líder do Republicanos minimizou possíveis efeitos ideológicos. “O Brasil precisa fortalecer suas relações internacionais. Não acredito que as diferenças ideológicas entre Lula e Trump afetem as relações comerciais entre os dois países. O interesse do Brasil deve sempre estar acima das questões partidárias, e o governo brasileiro saberá se posicionar adequadamente”, completou Motta.