Pragmatic Demo Sbobet Wap Sbobet Sbobet Mobile Login Sbobet Situs Sbobet Indonesia

Subnotificação de mortes por Covid no Amazonas deve ser explicada à CPI, diz Ricardo Nicolau

Governo do Estado também precisa esclarecer altas taxas de letalidade hospitalar, defende deputado.

Foto: Divulgação

Continua depois da Publicidade

 

Portal Soberano

O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) afirmou que a quantidade real de óbitos ocasionados por Covid-19 no Amazonas é maior que os números divulgados oficialmente. O parlamentar defende que a subnotificação de dados e as altas taxas de letalidade hospitalar da rede pública sejam esclarecidas pelo governo do Estado à CPI da Pandemia, no Senado Federal.

Continua depois da Publicidade

“A quantidade informada de mortes pelo Estado é mentirosa. Ela foi subnotificada. Foi escondida porque há um número muito maior de óbitos por Covid no Amazonas. Se com os óbitos subnotificados, já somos campeões mundiais, imagine se colocassem a verdade”, diz Ricardo Nicolau, em referência à divulgação de óbitos pelo Estado, que ultrapassa a marca de 13 mil vítimas.

O deputado destaca ter recebido relatos de óbitos registrados com causas diversas da Covid-19 no Hospital Delphina Aziz, sendo que a unidade trata exclusivamente de pacientes da doença desde o início da pandemia. “Tem paciente que sai do Delphina com causa mortis de septicemia (infecção generalizada), uma das tantas complicações da Covid, por exemplo”, aponta.

Continua depois da Publicidade

Letalidade pode superar 90% – Na avaliação do parlamentar, que é gestor hospitalar no setor privado, a taxa de letalidade de pacientes intubados no sistema público estadual pode ser superior a 90%, enquanto a letalidade hospitalar geral deve chegar próximo de 60%. Para tentar conseguir acesso a essas informações, Ricardo Nicolau precisou recorrer a uma ação em tramitação na Justiça.

“60% das pessoas que entram num hospital público morrem. 90% dos pacientes que são intubados vão a óbito. Não há em nenhuma literatura, em nenhum lugar do mundo uma taxa de letalidade tão alta como temos em Manaus. Isso precisa ser esclarecido na CPI da Pandemia e também para as famílias que perderam os seus entes queridos”, lamenta o deputado.

 

*Com informações da assessoria de imprensa.

Lintas Serayu