Denúncia contra Wilson Lima entra em pauta na CPI do Senado

Os documentos referentes à crise de abastecimento de oxigênio que ocasionou a morte de dezenas de pessoas foram encaminhados pela PGR para o presidente da CPI, Omar Aziz.

Foto: Divulgação

 

Portal Soberano

Continua depois da Publicidade

A representação formulada pelos deputados Dermilson Chagas e Wilker Barreto, ambos do Podemos, responsabilizando o governador Wilson Lima pela morte de dezenas de pessoas durante a crise de desabastecimento de oxigênio em Manaus fará parte da pauta de discussões e análises na CPI da Covid-19 no Senado. Os documentos referentes à denúncia feita pelos parlamentares e que integram investigações em curso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) foram encaminhados ontem (17/05) pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, ao presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM).

Na manhã desta terça-feira (18/05), o deputado Dermilson Chagas disse, na tribuna do plenário Ruy Araújo, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), que as várias denúncias de irregularidades da gestão Wilson Lima desde o início da pandemia até o presente momento nunca foram recepcionadas devidamente pela Casa, mas que, agora, finalmente, o Senado está dando o exemplo e o caso será analisado sob a ótica da justiça que se deve ao povo amazonense que assistiu horrorizado as dezenas de mortes em janeiro deste ano.

“Não foi uma pregação no deserto. Isso é resultado de um trabalho incansável de denunciar o que vem acontecendo no nosso estado. Tudo aquilo que assistimos foi assustador e pavoroso”, disse o parlamentar, se referindo às mortes em portas de hospitais e em leitos de UTIs da rede estadual de saúde, além filas em empresas para compra de botijas de oxigênio e também de denúncias de atos macabros, dentre eles possíveis casos de eutanásia que teriam sido cometidos por médicos em hospitais estaduais.

Continua depois da Publicidade

Mais denúncias – Dermilson Chagas destacou que, além das suas denúncias, há, ainda, outras irregularidades que o governador Wilson Lima irá responder na CPI do Senado, porque também foram encaminhados ontem pela PGR dois inquéritos, sendo um sobre a aquisição de respiradores em uma loja de vinho pelo Governo do Amazonas e outro sobre o aluguel de espaço e contratos para instalação do hospital de campanha Nilton Lins.

“Espero que a CPI no Congresso Nacional aponte os culpados e diga que o governador Wilson Lima, além de chefe de quadrilha, foi um grande assassino do nosso povo do estado, não tendo planejamento, não fazendo o dever de casa, não tendo a responsabilidade com o povo, se preocupando apenas com o seu grupo econômico, que está dilapidando o patrimônio do povo do Amazonas”, ressaltou o parlamentar.

Continua depois da Publicidade

Aleam inerte – O deputado Dermilson Chagas criticou novamente a postura da Aleam por ignorar as dezenas de irregularidades cometidas pelo Governo do Amazonas e da Casa não ter dado início ao processo de análise dos 15 pedidos de impeachment do governador Wilson Lima.

“Denúncias de irregularidades de contratos com empresas da área de saúde e de aluguel de jato executivo, 15 pedidos de impeachment, CPI da Saúde na Aleam, CPI da Covid-19 no Senado, morte de mais de 12 mil amazonenses por infecção do novo coronavírus, crise de oxigênio que resultou na morte de 31 pessoas, falta de estruturação da rede hospitalar estadual durante a pandemia, estudantes dos 62 municípios sem acesso às teleaulas, compra de vacina reprovada pela Anvisa e denúncia da PGR ao STJ sobre atos de corrupção praticados pelo governador Wilson Lima e mais 17 pessoas ligadas a ele. Nada disso sensibiliza a Assembleia a dar início ao processo de impeachment”, afirmou o deputado.

O deputado lembrou também que, no dia 5 deste mês, completou um ano que a Aleam não se manifesta em relação ao Projeto de Emenda à Constituição Estadual (PEC) encaminhado à Casa pelo Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção e ao Caixa Dois Eleitoral. O projeto propõe que seja acrescentado na Constituição Estadual que autoridades e seus parentes, por consanguinidade ou por matrimônio, sejam impedidos de celebrar contratos com a Administração Pública.

“A quem interessa o Wilson Lima no cargo? Quanto é que custa hoje o Wilson Lima hoje no cargo de governador do Amazonas? A quem interessa que ele se mantenha no cargo? Isso é o que o povo do Amazonas tem de questionar todos os dias e tem de ver o que esse governo vem fazendo com o estado e com o erário. A irresponsabilidade dessa gestão e a forma de governar com a sua quadrilha está levando o Amazonas ao pior patamar. As manchas que o estado adquiriu nesta gestão é algo histórico, nunca visto no Amazonas, mas, infelizmente, aqui, muitos batem palmas”, desabafou o parlamentar.