Deputado solicita Audiência com Anatel para adoção de medidas da tecnologia 5G no Amazonas

“Queremos saber como serão adotadas essas medidas no Amazonas”, disse o parlamentar.

Portal Soberano

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado João Luiz (Republicanos) afirmou nesta quarta-feira (29), no plenário Ruy Araújo que está solicitando uma Audiência na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para buscar informações como a autarquia federal vai adotar as medidas do 5G no Amazonas.

Continua depois da Publicidade

“Tivemos uma reunião com o ministro Raimundo Carreiro, do Tribunal de Contas da União (TCU), que é relator do processo de leilão do 5G. Nós fomos com senador Plínio Valério (PSDB) e a Comissão de Defesa do Consumidor preparou um relatório, que foi mostrado para o ministro de como está a situação da telefonia aqui no Amazonas”, disse o parlamentar.

João Luiz destacou que o ministro Raimundo Carreiro acatou uma das petições da Comissão de CDC do Poder Legislativo do Amazonas, que vai beneficiar os municípios menores do 30 mil habitantes no Estado.

“Nós estamos solicitando uma reunião com o presidente da Anatel para saber como serão adotadas essas medidas no Amazonas”, explicou o deputado estadual João Luiz.

Continua depois da Publicidade

Edital do 5G

Na última segunda-feira, o Tribunal de Contas da União (TCU) publicou um edital que permitirá o leilão do 5G, considerado o maior leilão de radiofrequência da história das telecomunicações do país. A expectativa é que R$ 49,7 bilhões sejam movimentados na operação, em que operadoras disputarão por quatro faixas de frequência, 700 MHz; 2,3 GHz; 3,5 GHz; e 26 GHz. As empresas interessadas devem apresentar propostas no dia 27 de outubro.

Continua depois da Publicidade

*Com informações da assessoria de imprensa