Prefeito de Manaus marca presença na abertura do Urban 20 e G20 Social, no Rio de Janeiro.

Os eventos são preparatórios para a Cúpula do G20, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.

O prefeito de Manaus, David Almeida, participou, nesta quinta-feira, 14 de novembro, no Rio de Janeiro, da abertura do Urban 20 (U20) e do G20 Social, eventos preparatórios para a Cúpula do G20, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro na capital fluminense. O encontro reúne prefeitos das maiores cidades do mundo e das capitais do país sede, com foco na promoção de soluções para os desafios urbanos globais.

Durante a cerimônia de abertura, que contou com a presença do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, e do prefeito reeleito do Rio, Eduardo Paes, foram abordados temas essenciais, como o combate à fome e às desigualdades, a urgência das mudanças climáticas e a transição energética justa, além da reforma da governança global. O prefeito David Almeida destacou a importância da participação ativa dos prefeitos em discussões globais, enfatizando que as soluções para esses problemas passam diretamente pelas grandes cidades.

Continua depois da Publicidade

“O Urban 20 reúne as maiores cidades do Brasil e do mundo para debater questões cruciais para o futuro do planeta. As soluções começam nas cidades, e é fundamental discutir políticas públicas nas áreas de meio ambiente, mobilidade urbana, habitação e geração de emprego. Com a participação de ministros, prefeitos e representantes de organismos internacionais, conseguimos avançar no desenvolvimento de soluções para os grandes centros urbanos”, afirmou o prefeito David Almeida.

O U20 é uma plataforma de diplomacia entre cidades, que reúne cidades dos países membros do G20 com o objetivo de debater e articular recomendações políticas em áreas como economia, clima e desenvolvimento urbano. A iniciativa é promovida pelo C40 Cities, rede global de prefeitos comprometidos com ações contra a crise climática, e pela United Cities and Local Governments (UCLG), maior organização de governos locais e regionais do mundo.

O objetivo do U20 é fortalecer a colaboração entre o G20 e as cidades, ampliando a visibilidade das questões urbanas na agenda internacional e criando um fórum para que as cidades apresentem uma mensagem unificada nas negociações do G20.

Continua depois da Publicidade

Já o G20 Social é uma nova iniciativa do Brasil, como país anfitrião da Cúpula, que visa reunir líderes de grandes cidades, capitais brasileiras, movimentos sociais e ONGs. Ao final dos três dias de debates, será elaborado um documento com propostas que serão entregues aos líderes da Cúpula do G20, com foco em políticas sociais que promovam a inclusão e o desenvolvimento sustentável.