Pragmatic Demo Sbobet Wap Sbobet Sbobet Mobile Login Sbobet Situs Sbobet Indonesia

Aleam celebra 15 anos da Lei Maria da Penha destacando desafios da proteção às mulheres

Na ocasião também houve o lançamento da Cartilha com Orientações sobre a Violência contra a Mulher.

Portal Soberano

Na manhã desta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) comemorou, durante Sessão Especial, os 15 anos da sanção da Lei Maria da Penha, atendendo a iniciativa das deputadas estaduais Therezinha Ruiz (PSDB) e Joana Darc (PL). Na ocasião também houve o lançamento da Cartilha com Orientações sobre a Violência contra a Mulher.

Continua depois da Publicidade

Primeira a se pronunciar, Joana Darc falou sobre a alegria pela existência da lei, mas destacou que a oportunidade também é para reflexão sobre os desafios do tema. “O nosso maior desafio hoje é fazer acontecer a proteção que a lei prevê. É cuidar daquela mulher que teve coragem de denunciar, garantir que aquela mulher possa, de fato, sair do ciclo de violência. Precisamos cuidar da mulher, no pós denúncia, interiorizar a proteção da mulher, pois temos delegacia especializada apenas em Manaus. Oferecer mais lugares, mais casas abrigos, para que as mulheres denunciantes sejam acolhidas e não corram risco de morte”, destacou.

Representando a Câmara Municipal de Manaus (CMM), a vereadora professora Jaqueline (Podemos), enfatizou o avanço que representa a Cartilha e disse que as mulheres ainda têm dificuldades em exercer direitos, apesar de ter muitas leis que nos protegem. “A lei é abstrata, mas temos de sair da teoria para a prática, com o aparelhamento do poder público, com mais escolas, mais delegacias e mais oportunidades”, afirmou.

A delegada Débora Mafra, representando a Delegada Geral Emília Ferraz, agradeceu o empenho das deputadas em elaborar leis de proteção à mulher; à equipe da Delegacia Especializada da Mulher; aos grupos de apoio às mulheres e às demais instituições que atuam na rede de proteção das mulheres.

Continua depois da Publicidade

Já a Capitã Clésia Franciane, comandante da Ronda Maria da Penha, enalteceu a conquista feminina de espaços na sociedade, além de destacar ações de benefício às mulheres e o trabalho da polícia militar em se fazer presente para coibir atos de violência doméstica.

Algumas das presentes foram homenageadas com certificados de honra ao mérito: Capitã Clésia Franciane, comandante da Ronda Maria da Penha; Ana Brito, ativista do projeto ‘Ana por Elas’; Débora Mafra, delegada Especializada em Crimes contra a Mulher; Grace Anny Benayon Zamperlini, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AM); Nádia Holanda, coordenadora do Centro de Referência Especializada de Assistência Social de Itacoatiara (Creas); Maria Auxiliadora de Queiroz Brasil, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM); Ana Lorena Teixeira Gazineo, juíza do 1º juizado especializado no combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher

Continua depois da Publicidade

Lintas Serayu