Omar Aziz é processado por médica Nise Yamaguchi

A defesa alega que a médica foi vítima de misoginia e humilhação na CPI da Covid.

Foto: Reprodução

 

Portal Soberano

Continua depois da Publicidade

Após depoimento na CPI da Covid, no começo de junho deste ano, a médica Nise Yamaguchi entrou com um processo contra os senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Otto Alencar (PSD-BA). A médica alega ter sido vítima de misoginia (preconceito contra as mulheres) e humilhação durante o depoimento.

A médica, que passou ao status de investigada nesta sexta-feira (18), pede indenização de R$160 mil por danos morais a cada um dos dois parlamentares. Na ação, Yamaguchi afirmou que os senadores: “intencionalmente com morbo e com deliberada crueldade no escopo de destruir a imagem da médica perante toda a sociedade brasileira”. Segundo ela, os senadores “perpretaram um verdadeiro massacre moral”.

Na CPI, Yamaguchi foi interrogada sobre a existência de um gabinete paralelo, a mudança na bula dos medicamentos, e o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19.

Continua depois da Publicidade

O senador Otto Alencar (PSD-BA) questionou, em certo momento do depoimento, se a médica sabia a diferença entre vírus e protozoário. “Na grade curricular brasileira, os protozoários são estudados no 4° ano do estudo fundamental, fato este que por si só, demonstra a intenção de Otto Alencar em diminuir e humilhar publicamente Nise Yamaguchi, desprestigiando seu conhecimento científico”, afirma a defesa da médica.

Omar Aziz (PSD-AM) está sendo processado por ser cúmplice dos ataques à médica: “Percebe-se do tom de voz e do caráter intimidatório do senador Omar Aziz que esse foi cúmplice da desintegração moral da médica, posto que nada fez para impedir ou minorar a agressiva sanha de seu colega, sendo cúmplice e corresponsável pelos abusos suportados por Nise Yamaguchi”, escreveu o advogado Raul Canal.

Continua depois da Publicidade