Garimpo ilegal é alvo de operação e draga é destruída em área protegida no Amazonas

As equipes de fiscalização inutilizaram os equipamentos em campo, registrando o momento em vídeo como parte do esforço de combate à mineração ilegal em áreas de proteção ambiental.

Divulgação/ICMBio

Uma operação conjunta entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Polícia Federal e as Forças Armadas resultou na destruição de uma draga e rebocadores usados em atividades ilegais de garimpo no Amazonas. A ação ocorreu nesta semana nas proximidades da Estação Ecológica Juami-Japurá, no município de Japurá, região de forte presença de áreas protegidas e biodiversidade sensível.

As equipes de fiscalização inutilizaram os equipamentos em campo, registrando o momento em vídeo como parte do esforço de combate à mineração ilegal em áreas de proteção ambiental. A iniciativa integra a Operação Ágata, que visa reprimir crimes transfronteiriços e ambientais, ampliando a presença do Estado na Amazônia Ocidental. Nenhum garimpeiro foi preso durante a ação.

Continua depois da Publicidade

Além da operação em Japurá, a Polícia Federal já havia coordenado outra ação semelhante entre 25 de abril e 1º de maio, no Vale do Javari. Nessa ocasião, 21 dragas foram destruídas em uma ofensiva contra o avanço do garimpo ilegal sobre territórios indígenas. Satélites ajudaram a localizar as embarcações ilegais espalhadas pelo Rio Jandiatuba.

De acordo com os órgãos envolvidos, as operações continuarão sendo realizadas com foco na coleta de informações estratégicas para identificar os financiadores da atividade e suas conexões com o crime organizado. A presença ilegal de garimpeiros representa uma ameaça constante à integridade de reservas ambientais e comunidades tradicionais da região amazônica.