Pragmatic Demo Sbobet Wap Sbobet Sbobet Mobile Login Sbobet Situs Sbobet Indonesia

‘Junho Violeta’: Governo do Amazonas lança campanha de combate à violência contra a pessoa idosa

A abertura da programação reuniu membros da rede proteção e beneficiários de programas estaduais.

AMAZONAS – Governo do Amazonas iniciou, nesta terça-feira (04/06), as atividades da campanha ‘Junho Violeta’ – voltada ao combate à violência contra a pessoa idosa. Coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o evento reuniu membros da rede de proteção à pessoa idosa no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB-AM), na zona sul de Manaus.

A secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa destaca que em 2023 a Sejusc atendeu cerca de 1,4 mil casos de violação e que, nestes cinco meses de 2024, já foram 1,7 mil ocorrências atendidas nos Centros Integrados de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cipdis), setor da Sejusc que atua especificamente no atendimento desse público.

Continua depois da Publicidade

“A gente intensificou bastante os canais de comunicação, os canais de denúncia e também descentralizamos os locais de atendimento”, detalhou Jussara Pedrosa. Antes, segundo a secretária, havia somente o Cipdi que funcionava ao lado da delegacia do idoso. Agora, foi posicionado alguns Cipdis na zona norte, na zona leste, onde estatisticamente é o maior índice de violência contra os idosos.

Com a ampliação do serviço é natural que os índices aumentem, resultado de mais informações disseminadas ao público de interesse, de acordo com Jussara Pedrosa.

“A gente sabe que 90% dos casos de violência acontecem dentro da casa da pessoa idosa, no seio familiar, pelo filho, nora. A gente sabe também que não existe só aquela violência física, existe a violência psicológica, existe a violência financeira, então a gente quer trabalhar todo esse núcleo da família, não só em proteção à pessoa idosa, mas também conscientizando o seu familiar”, enfatiza Jussara.

Continua depois da Publicidade

Membros da rede de proteção como a Polícia Civil, Fórum Estadual Permanente de Defesa da Pessoa Idosa, Pastoral da Pessoa Idosa, OAB, Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), e Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) estiveram presentes na abertura, que contou com a participação da Banda da Polícia Militar tocando o hino nacional.

Bem-estar

Continua depois da Publicidade

A Sejusc atua não só no combate às violências contra as pessoas idosas, mas na promoção do bem-estar desse público. Atualmente, são cerca de 4 mil idosos inscritos no programa Idoso em Movimento, que oferta cuidados para a saúde física e mental em todas as zonas da capital.

A aposentada Luzia Pacó atuou toda a vida como comerciante e, há 25 anos participa do grupo Anos Dourados, gerido pela Polícia Militar. Ela conta que o grupo teve papel fundamental em sua vida. “Lá é tipo a minha segunda casa, eu gosto muito de lá”, entrega.

“Eu me sentia só em casa, aí uma colega minha passou lá e me convidou e eu comecei a frequentar lá e pronto. A gente faz exercício, faz hidroginástica. A gente dança quadrilha, dança de tudo, entende. Dança carimbó, aí lá a gente faz de tudo”, avalia a aposentada.

A secretária Jussara Pedrosa frisa que junho não é um mês somente de impacto em relação à violência, mas de mostrar como a Sejusc trabalha para impactar positivamente a vida da população idosa.

“Hoje a Sejusc tem 4 mil idosos, os quais fazem atividades, têm palestras, ficam conscientes em relação aos seus direitos, em relação à saúde e a tendência é a gente descentralizar ainda mais. Nós teremos diversas programações ainda durante esse ano de lazer”, finaliza a secretária.

Principais atividades

Jornada pelos Direitos no projeto EnvelheSer 60+ – 06 a 20 de junho, sempre de 8h às 17h, com grupos de idosos da cidade;

Conversa com estudantes da Escola Estadual Elisa Bessa com o grupo Longevidade Ativa – 07 de junho, de 15h às 17h;

Início da Operação Virtude, com visitas domiciliares,da equipe Psicossocial do CIPDI, a partir do dia 10 de junho;

Visita à fábrica Componel, com palestra sobre envelhecimento – 13 de junho, das 7h30 às 08h30;

Em parceria com o Amazonas Shopping será feita palestra sobre “Empreender no Envelhecer” entre os dias 24 e 28 de junho, das 13h às 17h.

Encerramento da campanha Junho Violeta em Maués, no dia 28 de junho.

PORTAL SOBERANO

Lintas Serayu