Pragmatic Demo Sbobet Wap Sbobet Sbobet Mobile Login Sbobet Situs Sbobet Indonesia

Alckmim diz que Lula pretende acabar com o IPI

O imposto atrai empresas para a Zona Franca de Manaus.

Portal Soberano

Em entrevista coletiva logo após participar da reunião de diretoria da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, afirmou que o governo Lula (PT) pretende acabar com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que atrai empresas para Zona Franca de Manaus (ZFM).

Continua depois da Publicidade

O IPI é um imposto federal regulatório que incide sobre os produtos da indústria nacional ou na importação de produtos estrangeiros no desembaraço aduaneiro. O IPI pode ser usado para incentivar determinado setor econômico por meio de isenção ou redução das alíquotas, além de impulsionar as vendas de determinados produtos.

No ano passado o governo de Jair Bolsonaro, foi duramente criticado por apoiadores de Lula como o senador Omar Aziz (PSD), deputado Marcelo Ramos (PSD) e Eduardo Braga (MDB) por decreto que determina redução de 35% na alíquota do IPI sobre produtos que não são fabricados na Zona Franca de Manaus. O corte de impostos teve efeito sobre 4 mil produtos que não são fabricados na ZFM. Agora, o governo do petista decidiu manter essa redução e, segundo Alckmin, a meta agora é acabar com o imposto.

“Foi mantida a redução de 35% do IPI. O que nós precisamos é acabar com o IPI. E a maneira de acabar com ele é pela reforma tributária”, afirmou Alckmin nesta segunda-feira (16/1).

Continua depois da Publicidade

“Quando você tem um déficit fiscal, é dever procurar zerá-lo. Claro que você vai atrás de onde tem recursos. Tinha a possibilidade de ser cancelada a redução de 35% do IPI e nós conseguimos retirar isso, que não foi incorporado à proposta. A próxima meta é acabar com o IPI”, completou o ministro.

*Com informações da assessoria de imprensa

Continua depois da Publicidade

Lintas Serayu