Prefeitura de Manaus recupera praça da Saudade e fortalece patrimônio histórico amazonense

O espaço agora vai receber o serviço de limpeza duas vezes ao dia, segurança da Guarda Municipal e padronização dos boxes, sem contar com duas câmeras que serão monitoradas pelo Centro de Cooperação da Cidade (CCC).

Portal Soberano

A Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), revitalizou mais um espaço público e, dos mais antigos da cidade. Desta vez a praça 5 de Setembro, conhecida como praça da Saudade, no centro histórico, ganhou vida com as obras e ações de urbanismo realizadas no local. Nesta quarta-feira, 11/1, no final da tarde, aconteceu uma ação cultural com muita música para comemorar a conclusão da reforma, devolvendo aos moradores do entorno e frequentadores, um espaço restaurado, limpo e com segurança.

Continua depois da Publicidade

“Hoje é um dia importante, pois, este espaço que estava abandonado, está sendo devolvido à população, um desejo do prefeito David Almeida, de entregar o local mais limpo, mais lindo, mais humano”, disse o titular da pasta, Sabá Reis.

Ao todo 200 trabalhadores passaram pelo local e desenvolveram diversas atividades para deixar a praça em perfeitas condições de uso com piso refeito, corrente de proteção do monumento no lugar, jardinagem, paisagismo e serviço de poda para deixar o espaço mais verde, além de calçadas e meios-fios restaurados, sem contar com a lavagem completa com aromatizante para deixar o ambiente mais perfumado.

A praça da Saudade, um dos locais públicos mais antigos da cidade, agora vai receber o serviço de limpeza duas vezes ao dia, segurança da Guarda Municipal e padronização dos boxes, sem contar com duas câmeras que serão monitoradas pelo Centro de Cooperação da Cidade (CCC).

Continua depois da Publicidade

“Eu quero agradecer aos parceiros de outras pastas municipais que estiveram aqui e deram sua contribuição como as Secretarias de Infraestrutura (Seminf); de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc); de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg); da Assistência Social (Semasc); Meio Ambiente (Semmas); ao Centro de Cooperação da Cidade (CCC) e ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb)”, salientou Reis.

Além da limpeza e coleta de lixo domiciliar diária, a Semulsp, por meio da Comissão Especial de Divulgação da Política de Limpeza Pública (Cedolp), vai realizar campanhas e ações de conscientização com comerciantes e moradores, para assegurar a manutenção do espaço.

Continua depois da Publicidade

*Com informações da assessoria de imprensa

Lintas Serayu