Governo do Amazonas anuncia R$ 250 mil para incentivo ao esporte em São Gabriel da Cachoeira

Verba será destinada para fomentar esporte de base do município.

Portal Soberano

Em São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), o Governo do Amazonas entregou mais de R$ 250 mil em recursos para o fomento ao esporte. A verba é originária do edital de Jogos do Interior “Mais Esporte” e vai beneficiar o 24º Festival Cultural das Tribos Indígenas do Alto Rio Negro (Festribal). O evento conta com um torneio de jogos indígenas e vai reunir mais de 2 mil atletas indígenas da região.

Continua depois da Publicidade

O edital foi criado pelo governador Wilson Lima como forma de impulsionar a prática esportiva em todo o estado.

“O município de São Gabriel da Cachoeira está recebendo todo o apoio do Governo do Amazonas, na pessoa do governador Wilson Lima, que tem um olhar sensível ao esporte. O edital Mais Jogos no Interior é uma das nossas ferramentas para continuar no caminho do desenvolvimento esportivo da região”, disse Jorge Oliveira, diretor-presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).

No município, o governo estadual fez a entrega de materiais esportivos para todas as modalidades do Projeto Esporte Lazer na Capital e Interior (Pelci), como bolas de futebol, futsal, handebol, vôlei, apitos, cartões e redes de campo. Para as modalidades de Jiu-jitsu e judô foram entregues 50 quimonos.

Continua depois da Publicidade

Para o morador Cristiano Santiago, incentivos como esses são importantes para que a juventude do município possa se sentir motivada a integrar um projeto social na sua comunidade. “Sabemos que o interior guarda muitos talentos, então quando o poder público chega para incentivar esse jovem, ele mostra comprometimento com o futuro cidadão”, disse.

O Festribal volta a acontecer após dois anos de paralisação devido à pandemia de Covid-19, e conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC).

Continua depois da Publicidade

Edital
O Jogos do Interior “Mais Esporte” prevê os jogos sendo divididos nas seguintes categorias: Masculino, Feminino, Masculino Indígena e Feminino Indígena. As modalidades esportivas coletivas para as categorias Masculina e Feminina serão futebol de campo, futebol de salão, voleibol e handebol. As modalidades individuais serão corrida de rua – 10km, corrida de velocidade – 100 metros, judô, jiu-jitsu e wrestling.

Já nas modalidades coletivas para as categorias Masculino e Feminino Indígena, os esportes disputados serão o cabo de força, futebol de campo, além dos desportos e jogos tradicionais específicos coletivos de cada etnia.

Nas modalidades individuais, os esportes serão o arco e flecha, arremesso de lança, canoagem, corrida com tora, corrida de resistência, corrida de velocidade, lutas corporais e os desportos e jogos tradicionais específicos individuais de cada etnia.

* Com informações da assessoria de imprensa