DPE-AM entrará com ação por danos coletivos pelo rompimento de adutora da Manaus Ambiental

Além da ação civil pública coletiva, serão ingressadas ações individuais para análise do prejuízo de cada morador ou comerciante.

Portal Soberano

O Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) ingressará com uma ação civil pública por danos morais e materiais coletivos contra a concessionária do serviço de água, Manaus Ambiental, pelo rompimento de uma adutora na Rua Marciano Armond, no bairro Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus.

Continua depois da Publicidade

A adutora se rompeu no início da tarde de segunda-feira (20), deixando a via alagada, o que prejudicou o fluxo do trânsito e provocou prejuízos a moradores e comerciantes da área. Nesta terça-feira, a equipe do Nudecon esteve no local para averiguar a situação e ouvir a população.

“Vamos enviar ainda hoje notificação à concessionária para obter informações sobre o tempo em que ficou interrompido o fornecimento de água por conta do rompimento da adutora nesta segunda-feira, quantos bairros foram afetados e se a empresa tem uma proposta de acordo para sanar os prejuízos à população”, afirmou o defensor público Christiano Pinheiro da Costa, coordenador do Nudecon.

Para os comerciantes do local, além da lama acumulada com a enxurrada de água após o rompimento da adutora, o prejuízo ocorreu também pela interrupção do funcionamento de seus estabelecimentos. Com o alagamento da rua, os consumidores ficaram impedidos de chegar até lojas e restaurantes.

Continua depois da Publicidade

“Tivemos que parar de funcionar e deixamos de faturar o que normalmente faturamos com funcionamento normal”, disse Francisco Marques Almeida, dono de um pequeno restaurante localizado na Rua Marciano Aromond, bem próximo ao local onde a adutora rompeu.

Além da ação civil pública coletiva, serão ingressadas ações individuais para análise do prejuízo de cada morador ou comerciante. As ações serão protocoladas após o recesso forense da Justiça, que se encerra no dia 6 de janeiro de 2022.

Continua depois da Publicidade

* Com informações da assessoria