‘Peixe no Prato Solidário’: Wilson Lima entrega 6 toneladas de peixe para famílias no Jorge Teixeira 4

Estado também repassou uma tonelada de farinha e mil abacaxis, adquiridos de produtores rurais pela Sepror e ADS.

Portal Soberano

O governador Wilson Lima entregou, neste sábado (09/10), seis toneladas de tambaqui ruelo durante a quinta edição do programa “Peixe no Prato Solidário”. A ação ocorreu no Campo dos Gaviões Liga Municipal Desportiva do bairro Jorge Teixeira 4, zona norte de Manaus. O pescado foi adquirido de piscicultores da região metropolitana da capital para beneficiar mais de mil famílias em situação de vulnerabilidade social.

Continua depois da Publicidade

Além do peixe, foram doadas uma tonelada de farinha e três toneladas de abacaxis adquiridas a partir do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

“Essa é uma ação que nós estamos fazendo para garantir a segurança alimentar daquelas famílias em situação de vulnerabilidade social, pessoas que ficaram muito prejudicadas com a retração das atividades econômicas por causa da pandemia, e nós estamos tendo esse olhar diferenciado para essas pessoas”, disse o governador.

A ação é coordenada pela Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS). As famílias beneficiadas são cadastradas junto à Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e ao Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

Continua depois da Publicidade

“Nós somos muito gratos por essa entrega, que está ajudando muita gente carente. Vai ajudar a ter uma alimentação na nossa mesa, hoje vai ser muito melhor com esse peixe, com essa farinha e com esse abacaxi”, disse a moradora Aurora Gomes.

O programa “Peixe no Prato Solidário” foi idealizado pelo Governo do Amazonas para atender as famílias em vulnerabilidade social que tiveram suas situações agravadas durante a pandemia de Covid-19. A aquisição do pescado junto aos produtores regionais é realizada pela ADS, com recursos financeiros repassados pela Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror). A iniciativa oferece à população peixes frescos e de qualidade, como o tambaqui ruelo.

Continua depois da Publicidade

“Esse pescado que estamos comprando é de piscicultores, também estamos comprando o abacaxi da agricultura familiar, a farinha também da agricultura familiar. Então a gente está fechando um ciclo, porque estamos dando assistência técnica, viabilizando financiamento, estamos comprando dessas pessoas e estamos entregando para quem tem mais necessidade, quem mais precisa nesse momento”, ressaltou Wilson Lima.

Edições anteriores – Nas quatro primeiras edições, foram distribuídas 10 toneladas de tambaqui curumim, beneficiando aproximadamente 3,7 mil famílias, em Manaus e no Rio Preto da Eva.

*Com informações da assessoria de imprensa