Wilson Lima anuncia dose de reforço de vacina contra a Covid-19 para profissionais de saúde a partir de 50 anos

A dose da vacina Pfizer será aplicada naqueles que tomaram a segunda dose ou dose única há, pelo menos, seis meses.

Portal Soberano

O governador Wilson Lima anunciou, nesta quarta-feira (29/09), o repasse de vacinas contra a Covid-19, às prefeituras da capital e do interior, para início da aplicação da dose de reforço em profissionais de saúde. Nesta etapa, serão vacinados trabalhadores da área que tenham a partir de 50 anos e que tenham tomado a segunda dose ou dose única de vacina há, pelo menos, seis meses.

Continua depois da Publicidade

“Olá meus amigos! Estou aqui trazendo mais uma boa notícia. Nós estamos repassando doses para a Prefeitura de Manaus e para as prefeituras do interior do estado para a dose de reforço, a terceira dose para os profissionais da área de saúde que têm acima de 50 anos de idade e tomaram a segunda dose há, pelo menos, seis meses”, disse o governador em vídeo em suas redes sociais.

Wilson Lima ressaltou que é importante que os profissionais tomem a dose de reforço, como parte da estratégia para vencer a pandemia. “Logo, logo, nos próximos dias, essa vacinação começa. É importante que todos compareçam aos postos de vacinação porque essa é a arma mais poderosa que nós temos contra a Covid-19.

Nota orienta prefeituras – A Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) preparou nota de orientação para os gestores municipais de saúde quanto à aplicação da dose de reforço dos profissionais de saúde.

Continua depois da Publicidade

De acordo com a nota, que segue diretrizes do Ministério da Saúde, a população elegível para a dose de reforço seguirá graus de prioridade, iniciando por aqueles profissionais de saúde que têm mais de 50 anos e que tenham completado o esquema vacinal há seis meses, independentemente do imunizante utilizado.

A nota da SES-AM e da FVS-RCP também já orienta que, à medida que houver disponibilidade de doses, as prefeituras municipais poderão realizar o escalonamento para aplicação da dose de reforço, priorizando faixas etárias mais elevadas, atendendo a seguinte ordem de prioridade: a partir de 50 anos, seguidas das faixas de 40 a 49 anos, 30 a 39 anos, e 20 a 29 anos.

Continua depois da Publicidade

*Com informações da assessoria de imprensa