Governo do Amazonas, via Sejusc, reinaugura sede da Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa

Ação faz parte das comemorações da Semana Estadual do Idoso.

Portal Soberano

De acordo com a Lei nº 2.877/2004, conhecida como Estatuto do Idoso, é obrigação do Estado e da sociedade assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade como pessoa humana. Pensando nisso, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) reinaugurou, na manhã desta segunda-feira (27/09), a sede da Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), na rua do Comércio, s/nº, Parque Dez, zona centro-sul de Manaus. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Continua depois da Publicidade

Com estrutura revitalizada e novas salas de atendimento, o espaço também conta com ampliação do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi), que atua em parceria com a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI). A inauguração faz parte das ações da Sejusc em comemoração à Semana Estadual do Idoso.

A secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, reforçou os dados divulgados pelo Disque 100, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), que confirmam um aumento de 59% no número de denúncias de violência e maus-tratos contra idosos durante a pandemia.

“Essa é uma ampliação de todos os serviços. Nós ganhamos uma sede maior, com mais condições de atender aos idosos, com mais salas, cabines para atendimentos individualizados, para que o idoso não se sinta constrangido para falar sobre o problema que está lhe afetando. Infelizmente, durante a pandemia, tivemos um aumento nos casos de violência contra idosos, e essas pessoas precisam ter direito à dignidade”, afirmou a gestora.

Continua depois da Publicidade

Programação – As ações da Semana Estadual do Idoso iniciaram com videoconferência realizada no Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), na quinta-feira (23/09). O evento contou com a presença do vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso (CEI), Jorge Vagner, e do promotor de Justiça, Vitor Moreira da Fonseca.

“As atividades seguem durante esta semana, e no dia 1º de outubro, Dia Internacional da Pessoa Idosa, faremos o encerramento da programação, no qual serão oferecidos vários serviços voltados à pessoa idosa, além de uma surpresa que o Governo do Amazonas irá entregar para essa população”, disse Luciana Viana, secretária executiva adjunta de Direitos da Pessoa Idosa.

Continua depois da Publicidade

Idoso Empreendedor – Entre os serviços disponíveis na Seadpi está o programa Idoso Empreendedor, coordenado pela Sejusc, em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), que oferta microcrédito para que idosos de baixa renda, com idade igual ou superior a 60 anos, possam reabrir ou ampliar o próprio negócio.

Centro Integrado – O objetivo do Cipdi é promover a proteção e a defesa dos direitos da pessoa idosa, e os serviços da unidade oferecidos por meio de equipe técnica de multiprofissionais nos atendimentos psicossociais, registro de denúncias, orientações e encaminhamentos, bem como atividades específicas desenvolvidas pelos profissionais assistentes sociais e psicólogos, como visitas domiciliares, mediações de conflitos, elaboração de relatórios sociais e relatórios psicológicos.

Continua depois da Publicidade

*Com informações da assessoria de imprensa