Governador Wilson Lima entrega suplemento alimentar para gado de pecuaristas do Careiro Castanho

Ao todo, mais de 8,5 mil sacos de farelo de soja e sal mineral serão entregues a 836 produtores de 12 municípios.

Portal Soberano

O governador Wilson Lima deu continuidade, nesta sexta-feira (17/09), às entregas de kits de suplementos alimentar para criadores de gado que sofreram com os impactos causados pela cheia histórica dos rios. Mais de 58,3 toneladas de insumos, entre farelo de soja e sal mineral, foram repassados para os pequenos pecuaristas do município de Careiro Castanho (a 88 quilômetros da capital). A entrega ocorreu na sede da Associação dos Produtores Rurais do Purupuru.

Continua depois da Publicidade

“É importante para esses pequenos criadores de animais que ficaram muito prejudicados com a subida dos rios, voltaram agora para os seus pastos, mas não têm alimento para o gado. Essa entrega é importante para beneficiar mais de 800 produtores de 12 municípios que foram muito atingidos”, disse o governador.

Na ocasião, foram entregues 210 sacos de farelo de soja com 50 quilos cada e mais 84 sacos de sal mineral com 30 quilos cada, somando mais de 13 mil quilos de suplementação alimentar, que atenderão diretamente 21 propriedades do Purupuru.

Estiveram presentes na solenidade os deputados estaduais Saullo Vianna, Adjunto Afonso, Tony Medeiros e Joana Darc, o perfeito de Autazes, Andreson Cavalcante, o de Careiro Castanho, Natan Macena, vereadores e secretários de Estado.

Continua depois da Publicidade

Esta é a segunda entrega de insumos na região da várzea do Amazonas. A primeira distribuição ocorreu em Iranduba, na última terça-feira (14/09) e beneficiou 28 produtores rurais.

“Na várzea não tem pasto e eu acredito que, nesses primeiros 30 dias, vai ser de grande ajuda para os bois, realmente. É uma boa ação e chegou em boa hora. Eu agradeço ao Governo do Amazonas”, disse Eder Gomes, um dos produtores rurais beneficiados.

Continua depois da Publicidade

Ao todo, serão entregues mais de 8,5 mil sacos de farelo de soja e sal mineral, que vão beneficiar 836 produtores de 12 municípios das regiões de várzea do estado. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf).

Benefícios – Entre os benefícios da suplementação mineral estão: aumento da produção de carne e leite, melhora a saúde do rebanho e diminuição da mortalidade, suprindo as deficiências das pastagens. O sal mineral fornece além do cloreto de sódio (sal branco), cálcio, fósforo, cobre, manganês, zinco, cobalto, iodo e enxofre.

Continua depois da Publicidade

Importância do suplemento – O gado criado nas várzeas, durante o período das cheias, teve que ser transportado para a terra firme. Com a diminuição das chuvas, as pastagens de terra firme vão reduzindo e secando. Neste período o criador tem que fornecer ração para a suplementação alimentar do rebanho.

Os produtores beneficiados por município:

Autazes – 121

Barreirinha – 116

Boa Vista do Ramos – 89

Careiro – 94

Careiro da Várzea – 86

Iranduba – 28

Itacoatiara – 52

Manacapuru – 77

Manaquiri – 52

Parintins – 52

São Sebastião do Uatumã – 19

Urucará – 50

Critérios para recebimento do suplemento

1. Estar em um município afetado e reconhecido em estado de emergência e que esteja sendo atendido pelo Projeto Prioritário do Idam;

2. Ser pecuarista afetado ou impactado pela cheia;

3. Estar cadastrado na Adaf;

4. Possuir carteira de produtor do Idam;

5. Possuir plantel de bovídeos de até 25 animais;

6. Consumo emergencial de 1kg de farelo de soja e 50g de sal mineral por animal.

*Com informações da assessoria de imprensa