Pragmatic Demo Sbobet Wap Sbobet Sbobet Mobile Login Sbobet Situs Sbobet Indonesia

Governo do Amazonas avança nos reassentamentos de famílias em áreas de risco

Atual gestão já reassentou mais de 5.750 pessoas dos igarapés do 40, Mestre Chico e bacia do São Raimundo.

Portal Soberano

O Governo do Estado, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vem avançando nos reassentamentos nos igarapés do 40, Mestre Chico e bacia do São Raimundo. Desde o início da gestão do governador Wilson Lima, já foram reassentadas mais de 5.750 pessoas de áreas em risco, totalizando 94% de avanço nos reassentamentos previstos no Programa Social e Ambiental de Manaus e do Interior (Prosamin+).

Continua depois da Publicidade

Com os últimos 70 pagamentos efetuados pela Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), na última segunda-feira (09/08), às famílias beneficiárias que residiam na área do Igarapé do 40, no trecho entre a avenida Costa e Silva e a rua Maués, o Governo do Estado alcança a marca de 1.220 famílias reassentadas somente nesta região.

Os pagamentos às famílias foram efetuados no Centro Estadual de Convivência do Idoso, bairro Aparecida e englobam indenizações, bônus-moradia, auxílio-moradia e indenizações de fundo de comércio.

O investimento nessas 70 soluções de moradia foi de R$ 3,4 milhões em recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Continua depois da Publicidade

Com os benefícios pagos, o Governo do Estado poderá avançar nas frentes de obras do Igarapé do 40, que prevê requalificação urbana e a construção de uma nova via interligando o Distrito Industrial ao Centro da cidade. A via interligará a avenida Silves à avenida Manaus Moderna, além da criação de espaços de convívio social, prática esportiva e a requalificação dos campos do Betaião e Noroeste.

As intervenções executadas no igarapé Mestre Chico também estão avançando e abrangem a construção de um novo parque urbano, bem como obras de macro e microdrenagem, esgotamento sanitário, academias ao ar livre, paisagismo, plantio de mudas, quadras multiuso, playground e calçadas.

Continua depois da Publicidade

O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, afirma que o Prosamin+ é uma nova era dos programas socioambientais executados pelo Governo do Estado.

“O governador Wilson Lima determinou a criação de um novo programa, corrigindo algumas lições aprendidas do passado e mirando no futuro. As ações e os processos de reassentamento estão com uma celeridade melhor, obedecendo aspectos jurídicos orientados pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), visando que essas famílias sejam retiradas de áreas de risco e garantindo o direito legal”, afirmou Campêlo.

*Com informações da assessoria de imprensa

Lintas Serayu