Governo do Estado finaliza entrega de 240 kits seringueiros para produtores

Com a distribuição dos equipamentos, o objetivo é dar maior celeridade e aumento na produção.

Portal Soberano

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), realizou nesta semana a entrega de mais 50 kits seringueiros para a Associação dos Produtores Agroextrativistas de Canutama (Aspac), totalizando os 240 kits do edital de Chamamento Público nº 02/2021, entregue no início de agosto.

Continua depois da Publicidade

Os 240 kits de apoio aos seringueiros foram entregues para cinco Organizações da Sociedade Civil (OSCs) dos municípios de Itacoatiara, Lábrea, Canutama, Carauari e Manicoré.

Cada kit é composto de 400 canecas de 600 ml, 400 bicas, uma bombona 10 litros, uma lanterna de cabeça, duas lâminas de sangria amazônica e um facão. Com a distribuição dos equipamentos, o objetivo é dar maior celeridade e aumento na produção.

O presidente da Aspac, Fabrício Saldanha, assinalou a importância do kit visando um aumento da produção no município.

Continua depois da Publicidade

“O kit seringueiro para nossa associação é extremamente significativo, tendo em vista a importância da produção da borracha, ele vai nos ajudar muito. Dispomos hoje de uma produção de 15 toneladas, e para o ano seguinte estabelecemos uma meta de produzir 40 toneladas. Agradecemos ao Governo do Estado pelo olhar atento ao setor primário, contamos com esse apoio e ficamos gratos por isso”, disse.

Entregas – As outras associações contempladas foram: Associação dos Produtores, Criadores e Extrativistas do Amazonas (Apocria), Associação dos Produtores Rurais de Carauari (Asproc), Associação de Produtores Agroextrativistas da Comunidade José Gonçalves (Apac) e a Associação de Moradores Extrativistas da Comunidade São Raimundo (Anexsara).

Continua depois da Publicidade

Novo edital – Os kits são doados por meio de edital, e para poder receber o material, a associação precisa estar devidamente regularizada. Para o final do mês de agosto está previsto o lançamento de um novo edital de chamamento público para a entrega de mais 310 kits seringueiros.

*Com informações da assessoria de imprensa