Portal Soberano
Continua depois da Publicidade
O grupo Nupramta apresenta nesta sexta-feira (9), às 19h, o espetáculo de teatro performance Apneia: Ofélias. Com direção de Vanja Poty. A apresentação será transmitida no canal do YouTube da FETAM, com acessibilidade de audiodescrição e transcrição em libras. E ficará disponível por 24h para votação do júri popular no canal e no Instagram @fetam.com. O debate sobre o espetáculo acontecerá domingo (11) às 14h na plataforma Zoom.
O debate será pela plataforma Zoom e o link estará disponível no instagram da federação. A votação acontecerá de duas formas: curtidas no vídeo do espetáculo durante as 24 horas de exibição no canal do Youtube da FETAM, e marcações em stories no Instagram (@fetam.teatro) mostrando que estão assistindo ao espetáculo. Os três espetáculos mais votados pelo público receberão um troféu e premiação em dinheiro.
14ª Mostra de Teatro do Amazonas acontece de 01 de abril a 01 de maio de 2021. Realização Federação de Teatro do Amazonas. Apoio cultural do Governo do Amazonas, pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa por meio do Edital Cultura Criativa, Lei Aldir Blanc – Prêmio Feliciano Lana. A programação completa pode ser conferida no site fetam.com.br.
Continua depois da Publicidade
Sinopse enviada pelo grupo – “Apneia: Ofélias” é um espetáculo de teatro performance digital que investiga a hibridez de signos na cena, transitando por linguagens artísticas do audiovisual, teatro e performance. Dialoga com o contexto atual de pandemia e propõe, a partir de uma perspectiva feminista, uma dramaturgia experimental baseada em metáforas da água como meio de ressignificar os afetos.
A apneia traz a imagem da ausência da entrada de ar nos pulmões, a suspensão do ato involuntário de inspirar e preencher o corpo de oxigênio. A obra propõe a investigação das narrativas de tantas Ofélias mortas-em-vida atualmente: inserindo no debate cênico os malefícios da masculinidade tóxica, conectando-os com a ideia do sufocamento físico e mental causado pelo coronavírus e com a instabilidade dos amores contemporâneos.
Continua depois da Publicidade
*Com informações da assessoria de imprensa.