Pragmatic Demo Sbobet Wap Sbobet Sbobet Mobile Login Sbobet Situs Sbobet Indonesia

Fumaça volta a cobrir áreas em Manaus

Segundo especialistas, tendência é piorar nos próximos dias.

O professor Rodrigo Souza, coordenador do APP Selva (Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), afirmou que a qualidade do ar deve piorar na cidade de Manaus nas próximas semanas. Informação foi dada após no início deste sábado (10), a cidade amanhecer com a bastante fumaça nos bairros de Alvorada (75,5 µg/m3), zona Centro-Oeste e Compensa (83 µg/m3), zona Oeste de Manaus.

De acordo com o APP Selva, outras regiões como o Centro de Manaus, bairros Flores, Chapada e Parque de Novembro, na zona Centro-Sul, apresentaram nível de ar ruim, enquanto nos bairros Japiim, zona Sul e Novo Israel, zona Norte demonstraram uma qualidade moderada.

Continua depois da Publicidade

Souza avalia que a qualidade do ar na capital amazonense vai depender das queimadas nas proximidades da Região Metropolitana de Manaus. “Se elas continuarem a ocorrer, a qualidade do ar vai piorar”, ressaltou o professor.

Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antônio Stroski, a fumaça em Manaus não é o resultado de queimadas somente na capital amazonense. “Estamos com muitas ocorrências nos municípios do entorno e também em queimadas rurais”, explicou Stroski.

O titular da Semmas afirma que as pessoas precisam ter consciência e evitar as queimadas urbanas. “Elas (queimadas) se juntam às grandes queimadas do ambiente rural, sem chuva, seco, sem ventos e não há dispersão”, comentou o secretário Antônio Stroski, que ressaltou que a pasta de meio ambiente municipal tem realizado campanhas para educar a população sobre queimadas, incêndios e fumaças na capital.

Continua depois da Publicidade

Focos de Calor

Dados do Panorama de Focos de Calor no Amazonas do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) revelam que Apuí, Lábrea, Novo Aripuanã, Manicoré e Humaitá, no Sul do Estado lideram o ranking no número de municípios com essa problemática. Até o momento, 45.226 focos de calor foram registrados na Amazônia Legal, segundo informações do Ipaam.

Continua depois da Publicidade

Operação Céu Limpo

Na tarde de sexta-feira (9), agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) apagaram um incêndio em uma área de vegetação na avenida Efigênio Salles, na Zona Centro-Sul de Manaus, que gerou uma grande fumaça na localidade. Segundo informações do CBMAM, foram utilizados 400 litros de água no combate às chamas.

PORTAL SOBERANO

Lintas Serayu