Falsa cardiopediatra atuava em hospitais e chegou a participar de podcasts sobre saúde infantil

De acordo com as investigações, a suspeita atuava ilegalmente em hospitais públicos, clínicas privadas e até como voluntária em faculdades de medicina

A Polícia Civil do Amazonas prendeu, na última segunda-feira (20), Sophia Livas de Morais Almeida, de 32 anos, acusada de se passar por médica cardiopediatra em Manaus. Apesar de ser educadora física, ela participava de um podcast semanal onde discutia temas ligados à saúde infantil, dava entrevistas e sugestões de políticas públicas como se fosse especialista. Segundo a polícia, Sophia utilizava um carimbo furtado de uma médica real para legitimar atendimentos.

Continua depois da Publicidade

De acordo com as investigações, a suspeita atuava ilegalmente em hospitais públicos, clínicas privadas e até como voluntária em faculdades de medicina. A fraude foi descoberta após denúncias recebidas durante apurações sobre outro falso médico preso em abril. O Hospital Universitário Getúlio Vargas confirmou que Sophia nunca trabalhou como médica na instituição e que sua única ligação foi como aluna de mestrado em Educação Física.

Durante sua participação nos episódios, ela abordava temas como os desafios enfrentados por famílias de crianças com cardiopatias, sugeria a criação de secretarias específicas e criticava a atuação de profissionais na comunicação de diagnósticos. Após sua prisão, as redes sociais e o canal onde os vídeos eram publicados foram retirados do ar.

Sophia teve prisão preventiva decretada e deve responder por crimes como exercício ilegal da medicina, falsidade ideológica, estelionato contra vulnerável, curandeirismo e charlatanismo. O Conselho Regional de Medicina do Amazonas orienta que a população consulte sempre o registro profissional no site do CFM para evitar fraudes semelhantes.

Continua depois da Publicidade

View this post on Instagram

Continua depois da Publicidade

A post shared by Soberano, notícias da gente! (@portalsoberanoam)