PL sobre prevenção de acidentes com crianças vira Lei Municipal

No Brasil, em média, 111 mil são crianças são hospitalizadas só na rede pública de saúde por esse motivo.

Portal Soberano

Foi sancionada a Lei Municipal N. 2.777, de 9 de agosto de 2021, de autoria da vereadora Glória Carratte (PL) que institui a Semana Municipal da Prevenção de Acidentes com Crianças. Passando a integrar o calendário oficial da cidade, ela deve ocorrer anualmente na quarta semana do mês de agosto.

Continua depois da Publicidade

De acordo com a parlamentar, esse é um assunto de extrema importância e precisa ser discutido de forma mais ampla em Manaus, pois conforme dados do Ministério da Saúde, nos últimos dez anos inúmeras crianças morreram em acidentes ou foram hospitalizadas por acidentes que poderiam ser evitados.

No Brasil, em média, 111 mil são crianças são hospitalizadas só na rede pública de saúde por esse motivo. Em todo o mundo, 1 milhão de crianças morrem por causas acidentais anualmente, o que é considerado uma epidemia global, segundo a Safe Kids Worldwide.

“Fico feliz de contribuir para que o assunto seja amplamente debatido em nossa cidade. Precisamos alertar a população sobre a ocorrência desses acidentes e proteger a integridade física de nossas crianças. É extremante necessário refletir, debater e dar visibilidade a experiências e medidas a voltadas a evitar ou diminuir os mais comuns acidentes com crianças”, destacou a vereadora autora da Lei.

Continua depois da Publicidade

Entre os acidentes mais comuns com crianças estão sufocação, afogamento, atropelamento, queimadura, queda, intoxicação, descarga elétrica, disparo de arma de fogo, choque de veículos e outros.

*Com informações da assessoria de imprensa

Continua depois da Publicidade