Vereador sugere teste para avaliar rendimento de alunos de Manaus durante pandemia

“Ficou uma lacuna na vida escolar dos alunos da rede pública municipal, estadual e mundial, acredito que precisamos rever com urgência uma forma de compensar e estabelecer o nível de aprendizagem”, disse o parlamentar.

Portal Soberano

No dia em que se comemora o Dia Mundial da Alfabetização (08/9), o vereador Professor Samuel (PL) indicou ao Executivo Municipal e Estadual a inclusão junto a Secretaria de Educação do sistema continuo de avaliação dos conteúdos programáticos a todos os alunos da rede pública em função dos períodos prejudicados pela pandemia da covid-19.

Continua depois da Publicidade

A crise provocada pelo novo coronavírus na área da Educação afetou cerca de 1,3 bilhão de crianças e jovens, o que representa quase 80% dos estudantes do mundo. No Brasil, a maior parte dos estados continua com aulas a distância, com exceção do Amazonas, em sua capital, Manaus, que retomou o ensino presencial no dia 11 de agosto.

Para o propositor da indicação a indicação que ora apresenta-se para análise da plenária da Câmara Municipal de Manaus dispõe de uma preocupação com as faltas de aulas presenciais durante o período da pandemia. “Ficou uma lacuna na vida escolar dos alunos da rede pública municipal, estadual e mundial, acredito que precisamos rever com urgência uma forma de compensar e estabelecer o nível de aprendizagem a ponto de não os prejudicar mais lá na frente em seus estudos acadêmicos”, ressaltou.

A pandemia acentuou a diferença entre aqueles que tinham mais dificuldades de aprender; exigiu um novo educador, que precisou se reinventar, teve que se adaptar à novas tecnologias, novas metodologias, transformando-se. Agora é preciso estabelecer metas de aprendizagem diferentes para crianças com níveis de aprendizado diferentes.

Continua depois da Publicidade

“Não dá para ter medo da avaliação. Nessa volta às aulas pós-pandemia será preciso mensurar a aprendizagem dos alunos… nesse cenário, a avaliação diagnóstica é a mais indicada, sendo recomendada, inclusive, pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Por isso é importante e inevitável fazer essa avaliação de conteúdo programático de tal forma que não fique uma lacuna vazia ou até mesmo muito superficial dos conteúdos programáticos, principalmente nos períodos de alfabetização. Caso não haja essa ação por meio da secretaria da Educação, é provável que estaremos vendo nascer uma geração de pessoas medíocres, fadados ao fracasso em suas vidas acadêmicas” enfatizou Professor Samuel.

Apresentada hoje as indicações n.842/2021 e 843/2021 para o Governo do Estado e Prefeitura de Manaus está aguardando a inclusão na ordem do dia.

Continua depois da Publicidade

*Com informações da assessoria de imprensa