Cursos de formação continuada são realizados em Careiro e Autazes

O programa é resultado de parceria entre o Governo do Amazonas, via Sepror, e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

Portal Soberano

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) concluiu mais um calendário mensal de cursos de capacitação, programados e executados por meio do Departamento Pedagógico (Depe), na última semana, com a qualificação, pelo programa de Formação Inicial Continuada (FIC-Rural), de 16 alunos no município do Careiro Castanho (a 88 quilômetros de Manaus) e outros 18 em Autazes (distante 113 quilômetros da capital). O programa é resultado de parceria entre o Governo do Amazonas, via Sepror, e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

Continua depois da Publicidade

Na comunidade de Santo Antônio do Mamori, no Careiro, os alunos foram capacitados em um curso de Beneficiamento do Pescado. A turma aprendeu sobre higiene e boas práticas de manipulação de alimentos, retirada de espinhas e filetagem de pescado, fabricação, preparo e armazenagem da carne triturada, além de como produzir outros produtos utilizando o pescado, como hambúrgueres, linguiça, kibe e almôndega.

Na mesma semana, na Aldeia Igarapé-Açu, no município de Autazes, um grupo formado por 18 alunos foi instruído sobre procedimentos de produção de mudas de castanha-do-brasil. Com a formação, os participantes se tornaram aptos a aplicar a boa prática adquirida em suas respectivas propriedades e áreas extrativistas, visando a ampliação das áreas e melhor produção futura, contribuindo decisivamente com a perenização da cadeia castanheira.

Capacitação – O FIC Rural tem como objetivo levar ao homem do campo conhecimentos e formação técnica, para que possam desenvolver suas atividades com mais eficácia e confiança. São cursos pluralizados nas mais distantes áreas e comunidades rurais do Amazonas.

Continua depois da Publicidade

“Desta forma, estamos viabilizando aos produtores melhores condições de trabalho nas suas mais distintas áreas, capacitando-os e abrindo portas para o sucesso de suas atividades. Essas ações estão focadas nas profundas transformações pelas quais precisa passar o meio rural. É o Governo do Estado universalizando políticas públicas que refletirão de forma positiva na vida do homem do campo”, disse Raimundo Machado Neto, coordenador do FIC Rural no Depe, em Manaus.

*Com informações da assessoria de imprensa

Continua depois da Publicidade