Comissão de Educação realizará Audiência Pública para debater o Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio começará a ser efetivado nas escolas públicas e privadas do País a partir de 2022.

Portal Soberano

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), realizará na próxima segunda-feira (02), Audiência Pública híbrida para debater a implantação no Novo Ensino Médio, na educação pública do Estado. O evento acontecerá no Mini Plenário Cônego Azevedo, às 10h30.

Continua depois da Publicidade

O Novo Ensino Médio começará a ser efetivado nas escolas públicas e privadas do País a partir de 2022. O projeto será aplicado de forma progressiva com as 1ª séries do Ensino Médio. Em 2023, com as 1ª e 2ª séries e completando o ciclo de implementação nas três séries do ensino médio em 2024.

Esse modelo traz uma nova organização curricular e a ampliação da carga horária mínima das atuais 800 horas para 1.000 horas anuais. Contempla as aprendizagens essenciais e comuns a todos os jovens e oferecerá diferentes possibilidades de escolha aos estudantes a partir dos itinerários formativos, incluindo a formação técnica e profissional de forma a aprofundar conhecimentos e ajudar na inserção dos jovens no mercado de trabalho.

A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a conhecida LDB, e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio. De acordo com a legislação aprovada, o Novo Ensino Médio poderá ofertar até cinco itinerários formativos que possibilitarão ao estudante escolher em qual área quer aprofundar seus conhecimentos ao longo do ensino médio.

Continua depois da Publicidade

Eles podem variar conforme o contexto no qual a escola está inserida e de acordo com as necessidades e interesses dos estudantes. As redes de ensino terão autonomia para definir os itinerários a serem oferecidos.

Confirmaram presença física na Audiência Pública: representantes do Sindicato dos Estabelecimentos Ensino Privado do Amazonas (SINEPE) e Associação de Professores de Espanhol do Amazonas (APEAM).

Continua depois da Publicidade

Serviço

O que: Audiência Pública para debater o Novo Ensino Médio
Quando: Segunda-feira 02/08
Onde: Mini Plenário Cônego Azevedo (Híbrida)
Transmissão: Redes sociais da Assembleia Legislativa do Amazonas
Horário: 10h30

*Com informações da assessoria de imprensa