Em homenagem à agricultura familiar, Wilson Lima destaca importância do segmento para a economia

Pavimentação e recuperação de ramais, regularização fundiária, assistência técnica, linhas de financiamento de crédito e compra da produção são algumas das ações realizadas pelo Governo do Amazonas para o desenvolvimento do setor primário.

Portal Soberano

O governador Wilson Lima destacou a importância da agricultura familiar, nesta quarta-feira (28/07), Dia do Agricultor, durante feira de produtos cultivados no Amazonas, realizada na unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), na BR-174, bairro Lagoa Azul, zona norte de Manaus.

Continua depois da Publicidade

A feira, promovida pelo Governo do Estado, reuniu produtos cultivados por agricultores familiares que recebem apoio e assistência técnica do Idam.

“Eu tenho um respeito muito grande, um carinho enorme pelo setor primário, porque entendo a importância que tem na nossa economia, mas, acima de tudo, o comprometimento que cada um de vocês, que cada família de vocês tem com esse setor”, disse o governador aos agricultores rurais presentes no evento, que também marcou o lançamento do Plano Verão do setor primário, o qual vai intensificar ações em apoio à atividade agrícola.

Pavimentação e recuperação de ramais, regularização fundiária, assistência técnica, linhas de financiamento de crédito e compra da produção são algumas das ações realizadas pelo Governo do Amazonas para o desenvolvimento do setor primário.

Continua depois da Publicidade

“Fico muito feliz quando vejo as coisas acontecendo, quando a gente vê o resultado. O Amazonas é o estado que mais compra da agricultura familiar. Nunca se comprou tanto na agricultura familiar como agora. E aí a gente faz um ciclo completo: dá assistência técnica, a semente, faz o financiamento para o agricultor e a gente compra da agricultura familiar, entrega e repassa para merenda escolar e, também, para aquelas pessoas em condição de vulnerabilidade social”, disse Wilson Lima.

Agradecimento – O governador agradeceu e parabenizou os produtores pelo Dia do Agricultor. “É com o resultado do suor que cai do rosto de cada um de vocês que a gente está conseguindo ser uma referência no setor produtivo, no setor primário, tanto na agricultura quanto na pecuária, na piscicultura. E temos um potencial enorme para fazer com que o estado do Amazonas seja um grande produtor de alimentos. E a gente vai continuar trabalhando”, disse.

Continua depois da Publicidade

Feira – No espaço, foi apresentada a exposição de produtos da agricultura familiar e o sistema de hidroponia, técnica alternativa para a diversificação da produção e qualidade do produto. No estado, o sistema é utilizado principalmente no plantio de alface. Outras culturas (fruticultura, macaxeira, hortaliças, farinha e ovos) também fizeram parte da exposição.

A exposição inclui produtos oriundos de algumas das comunidades assistidas pelo Idam em Manaus, como Caramuri, Frederico Veiga, São Francisco, Rua do Areal, AM-010, ZF-1, Puraquequara, Brasileirinho e Ipiranga. Parte dos alimentos em exposição serão doados a famílias em condição de vulnerabilidade social em Manaus.

Continua depois da Publicidade

Reconhecimento – Para homenagear os agricultores do estado, de forma simbólica, o Idam entregou placas de homenagens a 17 agricultores da zona rural de Manaus, que são destaque em suas áreas de atuação.

O Idam atua junto a famílias rurais, em todos os municípios do estado do Amazonas, para fomentar o desenvolvimento socioeconômico e produtivo, por meio dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) como programas de capacitação, emissão de documentos para acesso às políticas públicas do setor primário, elaboração de projetos de crédito rural, entrega de sementes e outras atividades.

* Com informações da assessoria de imprensa