Portal Soberano
Continua depois da Publicidade
O deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) ingressou nesta terça-feira, 8, com um requerimento solicitando a convocação do secretário executivo da Defesa Civil do Estado do Amazonas, Cel. Francisco Ferreira Máximo Filho, para que o mesmo informe e explique sobre o plano emergencial para socorrer os municípios e as comunidades indígenas do interior do Estado que estão sendo afetados pela cheia histórica deste ano.
Em pronunciamento na sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o parlamentar relatou que as cidades do interior do Estado estão abandonadas pelo Governo do Amazonas, e que não há atuação da Defesa Civil. No Plenário da Casa, Barreto apresentou o depoimento do prefeito Anori, Regis Nazare, e de representantes da Coordenação Municipal Indígena de Fonte Boa, que soma 47 lideranças indígenas. Na ocasião, a coordenação alegou que as comunidades estão desassistidas pelo Executivo e clamam por ajuda humanitária para enfrentar a enchente.
“Ontem (segunda-feira) estive em Anori, bem pertinho de Manaus, e para a minha tristeza, 90% da cidade está debaixo d’água e a Defesa Civil não esteve um único dia lá para socorrer. Para onde estão indo esses recursos? Por isso, como o convite não surtiu efeito, agora estou convocando o secretário da Defesa Civil para que venha a esta Casa explicar o plano emergencial de ajuda porque os nossos irmãos do interior estão entregues à própria sorte”, afirmou Barreto.
Continua depois da Publicidade
No dia 13 de maio, Wilker apresentou o requerimento nº 1813/2021, em forma de convite, para que o secretário da Defesa Civil explicasse à Aleam sobre o plano emergencial de enfrentamento da cheia. Segundo o parlamentar, o titular da pasta informou por telefone que não poderia atender a solicitação.
Continua depois da Publicidade
*Com informações da assessoria de imprensa.