Dia do Geógrafo: Cest/UEA realiza evento virtual e lançamento de livro

Evento acontece nos dias 27 e 28 de maio e pode ser acompanhado on-line.

 

Foto: Divulgação

 

Continua depois da Publicidade

Portal Soberano

Em alusão ao Dia do Geógrafo (29 de maio), o Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (Cest/UEA) irá realizar uma programação acadêmico-científica nos dias 27 e 28 deste mês. O “Dia do Geógrafo do Cest/UEA – 2021” é um evento virtual cujo objetivo é possibilitar um espaço de diálogo quanto ao papel da Geografia em contextos distintos. O foco é contribuir com uma construção coletiva na estrutura social brasileira. As transmissões ocorrerão no canal do curso de Geografia da UEA, no YouTube.

No dia 27, às 16h, a primeira mesa-redonda discutirá o tema “Geografia, Políticas Públicas e Pandemia: múltiplos olhares sobre a mesma realidade”. A conversa terá como debatedores o professor da UEA, Guilherme de Queiroz Freire, e a professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Natacha Regina Aleixo. Esse primeiro encontro contará com a mediação da professora da UEA, Viviane Pimentel Sussumo.

Continua depois da Publicidade

Já o encontro do dia 28 de maio acontecerá às 9h, e debaterá o “Ensino de Geografia em tempos de Pandemia”. Para articular a temática, a coordenação do curso de Licenciatura em Geografia do Cest/UEA convidou a professora da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Hilkia Alves da Silva, e os docentes da UEA, Wagner da Silva Dias e Eubia Andrea Rodrigues, além do acadêmico Antônio Jucivan Bruce.

Ainda no dia 28, acontece o lançamento do livro “Geografia Urbana e o Ensino de Geografia: olhares, reflexões e ações”. A obra reúne os resultados de pesquisas desenvolvidas por acadêmicos do Cest/UEA, com organização da professora Eubia. Por meio do livro, é possível notar a interação entre os conteúdos desenvolvidos na região quando se conversa o mesmo tema com pesquisadores de outras universidades brasileiras.

Continua depois da Publicidade

“É uma forma de divulgar que, no interior do stado, através da UEA, se desenvolve pesquisa, ensino e extensão, que são o tripé que sustenta a vida acadêmica. Resume obras que discutem o urbano a partir de uma macro para uma microescala, e o Ensino de Geografia, os conceitos e metodologias. O trabalho mergulha nas análises das mudanças atuais”, explicou Eubia.

Os links para inscrição e certificação serão disponibilizados durante cada atividade. Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail da comissão organizadora: [email protected]. Para acompanhar as transmissões, basta acessar o link https://www.youtube.com/channel/UCCMuddnqgdHoweKiCRPV1tw/featured.

 

*Com informações da assessoria de imprensa.