Alunos da rede estadual participam de atividade alusiva à literatura amazonense

Programação inclui declamação de poesias, leituras de obras, caracterização de estudantes e música.

Foto: Divulgação

 

Portal Soberano

Continua depois da Publicidade

Cerca de 1.200 alunos da Escola Estadual (EE) Desembargador André Vidal de Araújo, localizada na zona norte, deram início, nesta segunda-feira (05/04), à Semana da Literatura Amazonense, realizada remotamente por meio de aplicativos de mensagens e redes sociais. A atividade busca proporcionar aos estudantes o envolvimento e imersão na cultura literária amazonense, além de fazer com que os jovens conheçam os poetas do estado e suas respectivas obras.

A Semana da Literatura Amazonense contempla os alunos dos três turnos da unidade (matutino, vespertino e noturno) e conta com declamação de poesias, leituras de obras, caracterização de estudantes e música. A programação segue até sexta-feira (09/04).

“Nesse período de aulas remotas, em que os alunos estão em seus lares estudando, a pesquisa, o estudo e o envolvimento são muito necessários para a saúde mental dos estudantes. Com isso, podemos incluir essas atividades dentro da grade de disciplinas, levando o aprendizado de forma diferenciada”, relata a gestora da escola, Suziany Vidinho.

Continua depois da Publicidade

Durante a atividade, os alunos se caracterizam de personagens como Tenório Telles, Violeta Branca, Regina de Melo e Astrid Cabral, entre outros. O estudante Khristian Costa, da 1ª série do Ensino Médio, recitou o poema “Silêncio Guerreiro”, da escritora Márcia Wayna Kambeba.

“Conhecer um pouco dos autores amazonenses foi muito importante. Gostei bastante de ter participado e trazido um texto do ano de 1969 para o conhecimento dos meus colegas”, disse Khristian.

Continua depois da Publicidade

Para o encerramento da Semana da Literatura Amazonense, a unidade preparou um momento especial, com a presença “virtual” do professor, poeta, músico e compositor Celdo Braga, que fará uma apresentação musical para os participantes. O evento terá, também, a participação da cantora Luciana Pedroso.

 

Continua depois da Publicidade

*Com informações da assessoria de imprensa.