Quadra de escola na zona sul de Manaus é revitalizada após parceria com Consulado Geral do Japão

Entrega simbólica foi realizada nesta quarta-feira (17/03).

Portal Soberano

Os alunos da Escola Estadual (EE) Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro agora têm mais um motivo para ficar ansiosos pela volta das atividades presenciais: a quadra esportiva da escola foi revitalizada e entregue à comunidade escolar, nesta quarta-feira (17/03). Os reparos foram feitos a partir de um convênio entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e o Consulado Geral do Japão.

Continua depois da Publicidade

O ex-gestor da escola, Marcos Alvim, representou a unidade escolar na cerimônia de reinauguração, pois o atual gestor está de licença médica. A parceria para a obra foi firmada na gestão dele, no ano de 2020. Ele se disse feliz em poder ver a reforma concretizada.

“É um benefício para toda a comunidade escolar, porque os alunos usufruem, têm mais qualidade nas aulas e a comunidade pode usar para eventos. Somos gratos à comunidade japonesa por essa parceria”, diz Alvim.

A ex-presidente da Associação de Pais, Mestres e Comunitários (APMC), Patrícia Rocha, conta que a reforma vai possibilitar que os alunos pratiquem as atividades físicas mesmo quando estiver chovendo. “Foi feita essa cobertura na passarela, um telhado para área externa, colocaram tela para a bola não cair na rua, o que poderia até gerar acidentes, também refizeram toda a parte elétrica e colocaram lâmpadas de LED. Com certeza será muito bem usada agora”, avalia.

Continua depois da Publicidade

Parceria – A cônsul-geral do Japão em Manaus, Hitomi Sekiguchi, reafirmou que o consulado apoia as iniciativas em prol das melhorias nas escolas. Ela, que está voltando para o Japão, prestou solidariedade às famílias que perderam pessoas nesta pandemia e lamentou não poder reinaugurar a quadra com a presença dos estudantes.

“Apoiar a educação é uma prioridade para nós, porque a educação é fundamental para a formação humana. Quanto mais os homens são formados, mais desenvolvimento para a região. Me traz muita alegria fazer essa parceria e realizar a entrega dentro do prazo, tudo isso é o resultado de todas essas pessoas”.

Continua depois da Publicidade

Esta não foi a primeira vez que uma escola da rede estadual recebeu incentivo do Consulado do Japão. Em 2016, a Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Bilíngue Professor Djalma da Cunha Batista garantiu o convênio para a adequação e criação de uma sala de mídias para o ensino de Língua Japonesa.

Em 2019, o acordo também rendeu à Escola Estadual Almirante Ernesto de Mello Baptista uma reforma em seu refeitório e, em 2020, foi firmada outra parceria, desta vez para a Escola Estadual Ryota Oyama, em Parintins, ganhar uma quadra poliesportiva.

* Com informações da assessoria de imprensa