TCE-AM produz nota técnica para orientar gestores sobre mudança no envio de folhas e atos de admissão

O objetivo é cumprir com o papel pedagógico da Corte, e, dessa forma, evitar possíveis irregularidades.

Portal Soberano

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), por meio da Diretoria de Controle Externo de Admissão de Pessoal (Dicape), produziu uma nota técnica acerca da Portaria nº 01/2021, que trata sobre as mudanças no processo de envio de folhas de pagamento e atos de admissão pelos gestores a Corte.

Continua depois da Publicidade

A nota técnica tem por objetivo cumprir com o papel pedagógico da Corte, e, dessa forma, evitar que possíveis irregularidades e infrações passíveis de punição sejam cometidas pelos gestores jurisdicionados do estado.

Dentre as mudanças definidas na Portaria nº 01/2021, a orientação técnica fala sobre o prazo no envio das folhas de pagamento, que deixa de ser condicionado ao envio das Prestações de Contas Mensais, e passa a ser o quinto dia útil após o término da competência. A nota também orienta acerca da seção que o link para envio destas folhas se encontrará, dentro do portal e-Contas.

Admissão de pessoal

Continua depois da Publicidade

Para admissão de servidores na rede pública, os gestores devem encaminhar as documentações de acordo com cada tipo de contratação. Em caso de contratações temporárias, o envio de documentos deverá ser feito a cada quadrimestre, referente às admissões realizadas naquele período. Já em nomeações decorrentes de concursos públicos, os gestores podem enviar a documentação dos servidores de forma anual, com prazo até 30 de janeiro do ano seguinte à admissão.

Outra mudança importante citada pela nota técnica é sobre o envio de documentos relacionados aos processos de admissão. Anteriormente protocolados fisicamente na Corte de Contas, o envio passa a ser feito exclusivamente pelo Portal e-Contas. A nota técnica fala, ainda, de quais documentos são necessários para cumprir com o envio de forma completa, bem como sobre as diferenças entre a 1ª e 2ª remessas de envio.

Continua depois da Publicidade

* Com informações da assessoria de imprensa